5 dicas para fazer a precificação no supermercado

5 dicas para fazer a precificação no supermercado

As datas sazonais são excelentes períodos quando o objetivo é aumentar as vendas e atrair mais clientes. Para que a estratégia dê certo, é importante que você saiba precificar corretamente os produtos durante esses momentos.

Uma grande demanda por um produto gera aumento de preços. Nos supermercados, alguns itens podem enfrentar o efeito da sazonalidade de forma diferente, como por influência do clima (é normal a procura por sorvetes aumentar no verão) ou de datas comemorativas (todo mundo busca pelo peru no Natal, por exemplo).

Para que a precificação seja efetiva, a alta nos preços não pode ser abusiva. Preços muito altos podem acarretar uma baixa nas vendas. Por outro lado, um preço baixo pode causar a sensação de falta de qualidade nos itens ou serviços vendidos. Por isso, é importante definir uma estratégia de precificação anual. 

Dicas para precificar

O desafio da precificação está em encontrar o equilíbrio entre os custos de produção, o valor da concorrência e a margem de lucro. Isso porque o preço tem ligação direta com o custo de produção ou de compra, os encargos, a mão de obra e o transporte, mas também com a maneira como os clientes enxergam a sua marca e os valores praticados pela concorrência.

A seguir, algumas dicas para uma montar uma estratégia de precificação:

1.  Sazonalidade: defina quais são as datas comemorativas ou épocas do ano que fazem sentido para o seu negócio. Vale analisar o histórico dos seus próprios preços para identificar padrões e efeitos da sazonalidade no supermercado.

2. Recursos: os preços praticados durante as datas comemorativas podem ser estratégicos, a fim de estimular a maior conversão em vendas. Para isso, abuse de vales-presentes, ofertas, promoções especiais, cupons de desconto e kits de produtos.

3. Estoque: tenha um bom controle de estoque. Nada mais frustrante que uma venda perdida por falta de estoque. Acompanhe também a disponibilidade dos produtos sazonais nos concorrentes. A falta de um item de alta demanda em outros varejistas pode ser mais uma forma de melhorar a sua margem.

4. Cross-selling e upselling: as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio das vendas da sua loja, com o uso de técnicas de cross-selling (venda de produtos complementares) e upselling (venda de produtos de maior valor). 

5. Divulgue as suas ações: para que os clientes cheguem até a sua loja, não se esqueça de divulgar suas ações para aumentar a audiência. Anúncios no Google, e-mail marketing e redes sociais podem ajudar.

Lembre-se: um bom planejamento ajuda muito na tomada de decisões sobre o seu preço, para impulsionar suas vendas e ter maior lucratividade.

Referências: Infoprice, Sebrae e Serasa Experian.

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