5 estratégias para impulsionar as vendas de lácteos no inverno

5 estratégias para impulsionar as vendas de lácteos no inverno

O inverno é uma estação marcada por uma menor rotatividade e até queda nas vendas de lácteos. Isso porque algumas pessoas associam produtos como iogurtes às temperaturas mais quentes. Para impulsionar as vendas nas épocas mais frias, é importante reconhecer, além da sazonalidade, as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar, uma das líderes em dados, insights e consultoria, as compras estão 12% menores, com visitas mais frequentes a mercados e a maior experimentação.

Confira 5 estratégias para lidar melhor com a sazonalidade e garantir boas vendas:

  1. Promoções sazonais

Durante o inverno, as promoções podem ser uma excelente maneira de incentivar o consumo de iogurte e bebidas lácteas. Considere a criação de ofertas especiais, como pacotes promocionais ou descontos por quantidade. Por exemplo, ofereça descontos na compra de múltiplos potes de iogurte ou crie combos com acompanhamentos como granola, mel ou frutas secas.

  1. Posicionamento nas gôndolas

Destaque o iogurte em locais estratégicos, como nas extremidades das prateleiras ou em expositores próximos a produtos consumidos quentes, como sopas e chás. Use sinais e cartazes que enfatizem a versatilidade do iogurte, destacando possíveis benefícios do seu consumo como parte de uma alimentação equilibrada. O posicionamento nas gôndolas é fundamental para atrair a atenção dos consumidores.

  1. Diversificação do portfólio

Oferecer uma maior variedade de sabores e formatos de iogurte pode atrair consumidores com diferentes preferências. Além dos sabores tradicionais, ofereça também as opções com sabores sazonais e considere a disponibilização de produtos lácteos, como bebidas lácteas UHT e leites, que podem ser consumidos diretamente ou adicionados a bebidas quentes.

  1. Sugestões de receitas com os produtos

Para atrair o cliente no frio, é necessário ter um pouco mais de criatividade. Ofereça dicas de receitas que podem ser associadas à estação, mostrando, por exemplo, como os lácteos podem ser associados a receitas juninas (como canjica, arroz-doce, pé de moleque, queijadinha e outras), ou ainda a pratos gostosos para ser consumidos no inverno, como crepes, waffles, churros, tortas salgadas e doces.

  1. Experimentação

Assim que um cliente entra na loja, seu comportamento começa a ser influenciado por diversos fatores: o ambiente (temperatura, iluminação, decoração e disposição dos produtos nas prateleiras, nos  expositores e nos pontos extras), a variedade de produtos, os aromas e o atendimento.

Nesse cenário, a possibilidade de experimentar uma receita, preparada com o produto que você quer destacar, é grande. Então, por que não propor uma experiência completa para o cliente? Se a receita for aprovada, a possibilidade de levar o produto será ainda maior.

Coloque em prática e boas vendas!

Fontes: Milk Point, Kantar e SAVarejo

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