7 dicas para ter uma boa estratégia de estoque

7 dicas para ter uma boa estratégia de estoque

Um bom gestor sabe que estoque demais pode levar a altos custos, enquanto a falta de produtos pode significar perda de vendas e atrasos na entrega dos pedidos. Por isso, o controle do estoque é essencial  para o sucesso do negócio. 

Gerir o estoque é organizar e controlar as mercadorias em determinado espaço e tempo a fim de compreender melhor as demandas do seu negócio. Por meio de uma gestão adequada é possível ter um equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.

Uma boa estratégia de estoque é sinônimo de lucro e crescimento, uma vez:

  • Reduz a probabilidade de faltar produtos nas prateleiras.
  • Evita atrasos nas entregas.
  • Garante uma experiência positiva para o consumidor. 
  • Poupa dinheiro por excesso de estoque.
  • Aumenta o poder de negociação de preços e prazos com os fornecedores.

Saiba como evitar o desperdício e ter mais oportunidades de vendas a partir de uma boa estratégia de estoque para o seu mercado:

Conheça o seu cliente: O primeiro e mais importante passo é entender quem é o seu cliente e o perfil de compra. Coletar dados sobre o comportamento de compras do seu consumidor pode ser uma ajuda valiosa. Além disso, o controle de entrada e saída de produtos, com auxílio da tecnologia, permite acompanhar o giro do estoque, identificando os produtos mais vendidos e os de menor saída. Essas informações auxiliam na tomada de decisões mais acertadas na gestão de estoque.

Otimize o estoque: Mantenha a quantidade de produtos armazenados em equilíbrio, sem excessos ou faltas. Conheça a rotatividade das mercadorias, as preferências dos consumidores e as sazonalidades. Use metodologias que permitam categorizar produtos com base nas vendas, melhorando o mix de produtos e evitando erros nas compras.

Utilize indicadores de desempenho: Monitore o número de produtos em estoque, o giro de estoque e o tempo de reposição para tomar decisões fundamentadas.

Implemente uma ferramenta de gestão: Utilize softwares de gestão de estoque que se adequem ao orçamento do seu negócio e ofereçam recursos para lidar com os desafios desse processo. Dados digitais atualizados possibilitam uma melhor gestão de vendas, conhecimento dos interesses dos clientes e redução de gastos desnecessários.

Tenha uma rotina de inventários de estoque: Faça inventários regulares para listar todos os produtos estocados e suas quantidades. Isso ajuda a manter os dados do estoque atualizados e a prevenir falhas.

Aproveite produtos próximos à data de validade: Realize ações promocionais para os produtos próximos ao vencimento, evitando prejuízos e permitindo que os clientes comprem itens mais baratos.

Escolha o local de armazenamento adequado: Armazene seus produtos em locais apropriados para evitar desperdícios e avarias. O layout do estoque deve facilitar o fluxo e a movimentação dos produtos.

Referências

Sebrae, Endeavor e Info Varejo.

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments