Qual a percepção que os colaboradores têm da sua empresa? E, afinal, qual a importância disso para o seu negócio?
O clima organizacional é a percepção coletiva sobre a organização, o resultado do vínculo entre a empresa e seus recursos humanos. É o melhor parâmetro para definir o nível de satisfação das equipes em relação às políticas, à estrutura, aos sistemas, aos processos e aos valores de uma organização.
Monitorar níveis de satisfação é importante para qualquer empresa. Continue lendo para saber como fazer uma pesquisa de clima organizacional e quais os seus benefícios.
Motivação para quê?
Quem trabalha motivado é mais produtivo e preciso na execução das tarefas. Naturalmente, isso pode contribuir para o crescimento do negócio. Sem dúvida, as empresas que investem na manutenção do clima organizacional colhem os benefícios:
Aumento de produtividade: as pessoas são peças fundamentais para o crescimento da organização e considerar isso é primordial para a eficiência produtiva.
Retenção de talentos: um ambiente estressante pode afastar talentos. É necessário ter estratégias para formar equipes incríveis e alcançar resultados.
Menos conflitos internos: qualidade de vida para os colaboradores traz ganhos para o relacionamento interpessoal, além de preservar a saúde física e mental das equipes.
Menor turnover: emum ambiente motivador, o profissional se sente mais seguro, o que reduz a rotatividade na equipe.
Empoderamento da marca: quem gosta do que faz valoriza e reconhece a empresa. Um colaborador motivado tende a defender a imagem da organização.
Como avaliar o ambiente corporativo?
Para mensurar o clima organizacional, é preciso investir em uma ferramenta de gestão conhecida como pesquisa de clima. No mercado, estão disponíveis diversas metodologias que podem ser aplicadas para a responder a algumas questões, como:
- O relacionamento interpessoal é saudável?
- Os colaboradores consideram a empresa um bom lugar para trabalhar?
- O ambiente motiva as equipes?
- Os colaboradores são incentivados a se desenvolver em suas carreiras?
Com os dados em mãos, a área de Recursos Humanos poderá analisar os sentimentos, as opiniões e os pensamentos dos funcionários sobre a organização, além de identificar quais áreas e quais profissionais necessitam de atenção. O importante é verificar o que faz bem aos colaboradores, para desenhar e favorecer o clima organizacional.