Será que a primeira impressão é a que fica? Já abordamos aqui a importância do clima organizacional e da percepção coletiva sobre a organização. Mas, para os colaboradores que chegam, qual a percepção que terão da sua empresa?
O onboarding é o processo de integração dos colaboradores recém-contratados. A expressão, no inglês, tem o significado de “embarcando”. O objetivo é que, já durante os primeiros dias de trabalho, o novo colaborador esteja inserido na cultura organizacional, na rotina e nas principais responsabilidades de seu cargo.
Segundo a Forbes, a rotatividade de funcionários varia de 20% nos primeiros 45 dias de trabalho a 50% nos 18 meses iniciais. Por isso, a proximidade com os novos colaboradores é fundamental.
Quais os benefícios?
Liderado pela área de Recursos Humanos, essa etapa apresenta a cultura da empresa, seu código de ética, missão, visão, valores, processos, integrando o colaborador ao time e garantindo que ele tenha as ferramentas necessárias para o desempenho da nova função.
Um programa de onboarding eficaz pode gerar uma série de benefícios para os negócios, incluindo:
- Redução de custos com processos de demissão e novas contratações.
- Menor rotatividade e maior retenção de talentos.
- Aumento do senso de pertencimento.
- Maior produtividade e motivação dos colaboradores.
- Maior acolhimento entre as equipes.
- Fortalecimento da cultura organizacional.
- Integração mais rápida.
4 dicas para um onboarding de qualidade
- Planeje a jornada. Você pode dividir o processo em períodos de 30, 60, 90 e 120 dias e definir metas para cada etapa.
- Encante os novos talentos. Além de integrar, o onboarding tem o papel de encantar e motivar os novos colaboradores.
- Prepare um kit de boas-vindas. Inclua itens básicos, mas surpreenda com uma carta de boas-vindas personalizada.
- Garanta uma recepção memorável. Além dos itens de trabalho e o kit de boas-vindas, garanta que o time esteja pronto para receber o novo colaborador no primeiro dia. Afinal, um dos principais desafios do onboarding é o acolhimento.