Com forte presença no último ano, as vendas online geraram impactos relevantes no varejo. Confira!
Cada vez mais brasileiros estão incorporando as compras online em suas rotinas. No último ano, o aumento registrado foi de 73,88%, como aponta o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com o Neotrust – Movimento Compre & Confie.
Ainda de acordo com o estudo, a expectativa é que o mesmo cenário seja mantido em 2021. No varejo, especificamente, a participação do e-commerce chegou a quase 10% das compras em 2020, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.
Nesse contexto de crescimento, apontamos alguns exemplos de como as compras online transformaram o varejo nos últimos anos:
Apps
Vestimentas, acessórios, transporte, serviços gerais… podemos dizer que hoje existe um aplicativo para quase tudo, não é mesmo? A onda do delivery chegou com força no varejo e hoje é possível realizar a compra do mês sem sair de casa! Até mesmo plataformas como iFood, Rappi e Uber Eats se tornaram importantes vitrines virtuais para os varejistas.
Social commerce
As redes sociais têm um papel importante na popularização do varejo em território online, afinal, uma das maneiras mais eficientes para o sucesso do negócio está justamente na divulgação junto ao seu público, ou melhor, seus seguidores!
Logística online e offline
Para desbravar o mercado virtual é preciso administrar muito bem o seu espaço físico. Estar cadastrado em aplicativos de delivery e ter uma página na web são ótimas soluções, mas que precisam estar alinhadas à organização de uma logística funcional. Com a pandemia, muitos varejistas adequaram seus espaços físicos visando uma melhor performance online.
#gcdadone