Os materiais de ponto de venda, popularmente conhecidos como MPVs ou MPDVs, fazem parte da estratégia de marketing dos varejistas desde antes da evolução digital e são fundamentais para alavancar as vendas.
Localizados em pontos estratégicos da loja, esses materiais têm por objetivo gerar valor e engajamento para a marca e impactar não só os consumidores, mas principalmente os shoppers – como é o caso de produtos de consumo destinados ao público infantil, em que o shopper acaba sendo o adulto responsável.
Os tipos de MPVs
Existem dois tipos de materiais para pontos de venda:
- Materiais dentro da gôndola primária, como wobblers, precificadores e molduras, que são destinados a aumentar a conversão de venda quando o shopper já está à procura do produto na prateleira.
- Materiais Cross, que são aqueles inseridos dentro de uma outra categoria e buscam chamar a atenção do shopper e convencê-lo a ir até a gôndola do produto divulgado. Esses materiais são importantes pois podem fazer com que um consumidor que não planeja ir até a gôndola primária do produto anunciado acabe sendo influenciado pelo MPV cross e acabe alterando sua rota. Exemplos desse tipo de material são os displays e clipstrips.
Veja exemplos de cada um:
As vantagens dos MPVs
Além do aumento da atração e da visibilidade da marca e dos produtos, o que consequentemente impacta no crescimento das vendas, os materiais de ponto de venda ainda trazem informações e explicações importantes sobre os produtos, marcas e categorias que engajam o consumidor.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado do mundo, mostrou que, para a categoria de iogurtes, os MPVs aumentam 31% da experiência do shopper com a marca, sendo um incentivo para a compra em hiper e supermercados.
Já nos mercados menores, a importância é ainda maior. Os MPVs auxiliam o shopper a encontrar o produto com mais facilidade, escolher a marca de sua preferência e entrar em contato com as novidades que ela traz.
Viu quantas vantagens? Aproveite nossas dicas e incremente seu PDV.
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