De olho na precificação: entenda as diferenças entre margem e markup

De olho na precificação: entenda as diferenças entre margem e markup

Confusão entre os conceitos pode gerar erros na formação dos preços e prejudicar a rentabilidade para os varejistas. Fique atento!

Apesar de semelhantes, os conceitos de markup e margem de lucro apresentam algumas diferenças importantes às quais os varejistas precisam ficar atentos. Confundir os dois conceitos pode acabar levando a erros na formação dos preços dos produtos e, consequentemente, gerar prejuízos para a operação.

Veja algumas dicas que podem auxiliar nesse processo.

Entenda o conceito markup

O markup é um importante aliado dos varejistas para a definição do preço das mercadorias. É um índice utilizado para se determinar o preço de venda, a partir do custo de um produto. São considerados os gastos fixos, variáveis e a margem estimada nesse índice. Para aplicá-lo utilizamos a fórmula:

Preço de Venda = Custo * (1 + Markup)

Por dentro da margem

A margem é geralmente expressa em “%” e é o percentual que se garante como resultado na venda de um produto, desconsiderando os gastos com ele. De maneira simples, podemos dizer que a margem representa a porcentagem de lucro em relação ao preço de venda de um produto.

A margem é calculada da seguinte fórmula:

Margem = (Preço de Venda – Preço Custo – Impostos (pago)) / (Preço de Venda)

Quais são as diferenças entre markup e margem?

Como vimos acima, a margem está relacionada com o percentual que o varejista recebe pela venda de um produto. O cálculo da margem é feito com base no preço de venda e não sobre o custo de produção.

Já o markup tem como objetivo analisar se o preço de um determinado produto está dentro dos valores ideais para o mercado. Caso não esteja, é necessário rever alguns pontos e custos para chegar a um valor competitivo. O markup é uma estratégia utilizada para determinar o preço considerando o quanto o varejista pretende obter de lucro com as vendas.

Gostou das dicas sobre como ser mais assertivo na precificação de produtos? Aproveite e confira também em nosso portal o post que mostra como garantir o sortimento ideal para os diferentes tipos de PDV.

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments