Estudo realizado pela SBVC buscou entender os hábitos de compra pela internet, a experiência no metaverso e a loja física ideal para o consumidor realizar suas compras.
O perfil do shopper brasileiro vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Os avanços da tecnologia, a consolidação do comércio eletrônico e os novos hábitos adquiridos durante a pandemia são alguns pontos que fortalecem esse processo de transformação.
Para entender um pouco mais sobre as preferências e as expectativas dos shoppers, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo realizou um estudo sobre os hábitos de compra pela internet, a experiência no metaverso e a loja física ideal para os consumidores.
O levantamento reforçou uma percepção que é cada vez mais nítida no varejo: o consumidor brasileiro vem se tornando omnicanal. Reunimos algumas informações e reflexões importantes sobre o tema. Confira!
Compras on-line em alta
Um dos pontos de destaque do estudo tem a ver com as compras feitas pela internet, preferência de 71% dos entrevistados. Ao serem questionados sobre o porquê, os clientes listaram alguns tópicos principais:
- 62% “porque é mais fácil/prático/não tenho que me deslocar”;
- 47% “para ter uma escolha mais ampla”;
- 38% “é mais rápido”;
- 32% “para não ter que ir à loja”.
Supermercados seguem fortes no ambiente físico
Mesmo com a preferência do shopper pelas compras on-line, alguns segmentos continuam fortes no espaço físico – e esse é o caso dos supermercados. Apenas 29% dos entrevistados afirmaram que realizam compras de supermercado de forma on-line. Em relação à satisfação com as compras digitais nesse segmento, 34% disseram estar totalmente satisfeitos.
Especificamente sobre pontos físicos, incluindo supermercados, a pesquisa também levantou os atributos da loja ideal para o shopper brasileiro:
Os consumidores brasileiros buscam otimizar suas jornadas aproveitando o melhor de cada espaço, fazendo com que o varejo se transforme para criar experiências completas tanto on-line quanto off-line.
Aproveite e confira também o toolkit em nosso portal, que mostra como posicionar a categoria de iogurtes no seu e-commerce. Clique aqui e acesse!
Fonte: Radiografia do shopper brasileiro – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo