Ações especiais no PDV atraem atenção dos pais, ajudando a ampliar as vendas durante o período.
As datas comemorativas costumam gerar ótimas oportunidades de vendas para o varejo e com o Dia das Crianças não é diferente. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais, a data deve movimentar neste ano cerca de R$ 13,68 bilhões no comércio.
Os segmentos de brinquedos, roupas e calçados são os mais buscados para presentear no Dia das Crianças. Porém, os supermercados também podem aproveitar esse período para criar ações especiais e atrair mais clientes.
A seguir, separamos algumas ideias de como utilizar o Dia das Crianças para fortalecer as vendas em seu supermercado. Confira!
Invista na ambientação
Sabemos que os adultos são os responsáveis por tomar a decisão de compra dos produtos para seus filhos, mas as crianças também podem influenciar os pais nesse processo. Uma dica para atrair a atenção dos pais nessa data é investir na ambientação da loja. Para impulsionar as vendas da categoria de iogurtes, por exemplo, você pode decorar as geladeiras e os arredores com um tema específico, aproveitando segmentos que têm este consumidor como destino (a categoria de Infantis e Leite Fermentado são ótimas opções).
Essas ações criam uma experiência diferenciada para o shopper, tornando o momento de compra mais leve, característica que pode contribuir para o aumento das vendas no período.
Degustação de produtos
Essa é uma estratégia bastante utilizada nos supermercados e, no Dia das Crianças, pode ganhar ainda mais força. Algumas categorias possuem linhas de produtos desenvolvidos especialmente para o público infantil, uma vez que atendem a rigorosos critérios nutricionais de fabricação. Muitas delas também levam personagens de desenhos animados nas embalagens.
Fazer uma parceria com o seu fornecedor para organizar a degustação desses produtos com os pais durante o mês de outubro certamente vai gerar um impacto expressivo nas vendas. Mas atenção! Existem produtos com regras específicas*, que devem ser estritamente seguidas. Esses produtos não podem participar de ações promocionais que induzam seu consumo ou sua utilização.
Para acompanhar mais dicas de como tornar o seu PDV um sucesso, confira, em nosso portal, as Ferramentas de Negócio que irão facilitar a gestão da categoria de iogurtes em seu dia a dia!
Fonte: Gestão de Clientes/Mercado e Consumo
*Decreto n. 9.579/2018 e demais legislações referentes à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (lei 11.205/06 – NBCAL); Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Resolução Conanda e Conselho de Autorregulamentação Publicitária – CONAR.