Black Friday: oportunidade para renovar os produtos e incrementar as vendas

Black Friday: oportunidade para renovar os produtos e incrementar as vendas

Ações como “Leve 3 e pague 2” ou mesmo “Queima de estoque” podem ser viabilizadas com itens adquiridos nessa época.

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas por lojistas e consumidores. O evento – que proporciona descontos atrativos em diversos produtos – surgiu nos Estados Unidos, após o feriado de “Ação de Graças”, mas já foi incorporado ao calendário brasileiro, na última sexta-feira de novembro. Assim, a data é uma oportunidade para lojistas que desejam renovar a oferta de produtos.

Então, para obter mais competitividade estratégica no mercado, é importante repensar e implementar diversas ações, entre elas a renovação de produtos que pode contribuir para agregar novos consumidores à carteira de clientes.

Ações como “Leve 3 e pague 2” ou mesmo “Descontos a partir de 50%” e descontos progressivos, com preços competitivos, podem ser viabilizadas nessa época. Com isso, é possível “aquecer” ainda mais as vendas, liberar as prateleiras e se preparar para o fim do ano.  

Além disso, esse momento também pode ser uma grande oportunidade para que os supermercados estimulem a penetração de segmentos de valor agregado. Um exemplo de categoria que pode ser bem trabalhada é a de Iogurte, com o segmento de proteicos, o qual ainda apresenta uma penetração baixa no comparativo com demais segmentos.

Black Friday 2022

O consumo nos supermercados deve crescer 9% na Black Friday 2022 em relação ao ano passado. O cálculo faz parte de um estudo elaborado pelo Departamento de Economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience. Segundo dados divulgados no portal da Apas, cerca de 83% dos consumidores aproveitarão a data. Já 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.

Mais da metade dos empresários (56%) espera um crescimento real nas vendas durante a Black Friday. A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, ficando atrás apenas das vendas proporcionadas pelas festas de fim de ano.   

Fonte: Apas

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments