O cenário é muito positivo para o setor, mas exige que as empresas estejam dispostas a se adequar às tendências pós-pandemia.
De acordo com os dados do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), as expectativas de venda no varejo para esse ano são muito positivas, com uma projeção de crescimento nominal de 4,7% e 6,4% já nos primeiros meses.
Porém, após o cenário mundial dos últimos anos, o consumidor, de forma geral, desenvolveu novos hábitos, exigindo que o varejo se torne mais flexível e diversificado para atender suas necessidades.
Conhecer o comportamento do consumidor e aplicar novas estratégias e soluções são pontos essenciais para quem quer se destacar e consolidar o seu negócio em 2023.
As principais tendências do varejo
Diante das novas características do mercado e a chegada da geração Z ao poder de compra, alguns aspectos se tornaram ainda mais importantes.
Omnicanalidade: mais do que oferecer diferentes canais, principalmente digitais, é preciso focar na experiência do cliente em todas as plataformas de vendas. Isso significa garantir a personalização, integração, facilidade no acesso a produtos e serviços, e assistência.
Tecnologias para a experiência de consumo: automatização de processos burocráticos, soluções que facilitam o autoatendimento e as buscas de produtos, inteligência artificial e, principalmente, tecnologias para logística de pagamento e estoque estão no topo da lista de prioridades.
Atendimento ao cliente: as relações pessoais, mesmo com o avanço tecnológico, continuam sendo essenciais para gerar fidelização e confiança na marca. Invista na sua base de clientes, priorizando ações que de aproximação e reconhecimento.
Para que essas adaptações estejam alinhadas com a sua marca e sejam bem-sucedidas, também é válido considerar a realização de treinamentos frequentes com colaboradores e atendentes.
Fontes: E-commerce Brasil/Jornal do Comércio