Confira o avanço de recursos que traz cada vez mais autonomia às compras.
O cenário para os mercados tem mudado rapidamente ao longo dos últimos anos. Acelerada pela pandemia, a busca por praticidade e agilidade por parte dos consumidores está levando as lojas e redes a investir em novas tecnologias, como o autoatendimento.
Seja com lojas menores dentro de condomínios ou com mercados 100% autônomos, novos modelos de negócio colocam o cliente como protagonista em todo o processo de compra.
A inovação do autoatendimento, porém, ainda enfrenta desafios, como a prevenção de perdas e a educação e adaptação do consumidor. Mesmo assim, é esse o caminho que o futuro dos mercados parece trilhar, e a tendência é que esse modelo se torne cada vez mais presente no mercado.
Com a automatização avançando em todas as áreas, o supermercado sem caixas, filas e atendentes parece ser a tendência para o futuro. A busca por uma compra mais simples e sem atrito – mais parecida com a que já é feita no e-commerce – é cada vez maior e é importante estar atento a essas mudanças. Veja como:
- Adoção de tecnologia: Implementar soluções tecnológicas, como aplicativos de compras e caixas eletrônicos, melhora a experiência do cliente.
- E-commerce: Oferecer opções de compra on-line e entrega em casa para atender às necessidades dos clientes que procuram conveniência pode ajudar no futuro, já que o know-how do comércio eletrônico pode ser traduzido para outras aplicações.
- Sistemas de informação gerencial: Incluir sistemas de informação gerencial torna a operação do supermercado mais eficiente.
- Treinamento de funcionários: Oferecer treinamento regular aos funcionários garante que eles estejam preparados para atender às necessidades dos clientes no presente e no futuro.
Cada mercado tem suas próprias necessidades e desafios únicos, então é importante avaliar do que cada loja precisa e fazer escolhas informadas sobre o que funciona melhor para cada operação.