Produto tem valor agregado por ser nutritivo e prático no dia a dia
Segundo informações divulgadas no site do Sebrae, a alimentação saudável segue em alta. Por isso, um dos produtos que pode ser trabalhado com o consumidor é o iogurte, boa opção para compor o café da manhã ou as refeições intermediárias: aquelas realizadas entre o próprio café da manhã, o almoço e o jantar.
No mercado, há opções de iogurtes para públicos, paladares e dietas variados. Por exemplo, o Activia – que possui probióticos (microrganismos) vivos — é uma opção para o público preocupado com a saúde digestiva. Já o pessoal do segmento fitness é contemplado com o YoPro, rico em proteína.
De acordo com Giovanna Maria, nutricionista do time de ciência da Danone, o iogurte é uma opção interessante para ser consumido em qualquer momento do dia, principalmente fazendo parte dos lanches intermediários, além de contribuir com a recomendação de ingestão láctea diária, que varia de 3 a 4 porções.
“O iogurte é uma opção muito legal! Ele já traz uma quantidade de proteína e cálcio inerente ao próprio produto, que faz parte da composição. É interessante, porque tem diversas opções de acordo com a necessidade. Você pode, por exemplo, consumir um iogurte desnatado, que não possui gorduras, um semidesnatado, com baixo teor de gordura, ou até mesmo um integral. Depende muito da estratégia alimentar”, destaca Giovanna.
Ela ressalta ainda a versatilidade do produto, que pode ser incorporado em receitas ou ser ingerido com uma fruta ou mel.
A importância de alimentos saudáveis nos lanchinhos
Quem nunca ficou horas sem se alimentar e fez aquele prato caprichado para matar a fome? Geralmente, esses momentos vêm acompanhados da sensação de ter comido demais. A especialista em nutrição comenta que é importante fracionar as refeições ao longo do dia, levando em consideração as peculiaridades de cada organismo e dieta. Contudo, Giovanna comenta que o ideal é não ultrapassar 4 horas entre uma refeição e outra.
“A gente sempre fala em fracionar as refeições para ter uma melhor absorção e, assim, aproveitar ao máximo aqueles alimentos. Dessa maneira, o seu corpo consegue digerir, absorver e usar os nutrientes para as funções de que precisa”, explica a nutricionista.
Ela detalha ainda que, quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, a tendência do organismo é armazenar o que foi ingerido. Como não “sabe” quando receberá energia (por meio dos alimentos) novamente, o corpo se prepara para um período de escassez. Assim, quem deseja deixar o metabolismo num ritmo bom também deve cuidar das refeições intermediárias, com opções saudáveis no cardápio. Entre elas, o iogurte.