A busca por alimentos sem lactose tem ampliado e os investimentos no setor avançam na mesma proporção. Empresas do setor alimentício, especialmente as especializadas em leite e seus derivados, têm aproveitado o momento para evoluir na qualidade e na diversidade de ofertas de produtos sem lactose.
De acordo com a pesquisa da Euromonitor (divulgada em abril/23), a categoria sem lactose cresceu nos últimos seis anos. O estudo prevê que o segmento atinja uma taxa de crescimento anual média em torno de 7% até 2026, com um volume de negócios anual de 14 milhões de dólares – International Flavors and Fragrances (IFF).
Pesquisas apontam que a prevalência mundial de intolerância à lactose varia de 57 a 65%, que pode ser leve, moderada ou grave, segundo o tipo de deficiência. Essa fatia dá uma ideia do potencial a ser explorado por empresas que apostem em produtos sem lactose.
Seja para atender a quem tem alimentações restritas à lactose ou pra aqueles que preferem dietas apenas com ingredientes de origem vegetal, a Danone alinhado a este mercado, está sempre atento às demandas da população, por isso dispõe de itens em seu catálogo de produtos:
Silk: É uma bebida vegetal, naturalmente livre de lactose, que pode ser consumido tanto por quem possui intolerância à lactose, como por quem não possui.
Corpus é um iogurte que proporciona uma escolha saudável com a leveza de um produto zero sem perder o sabor.
YoPRO: 15g ou 25g de proteínas de alto valor biológico em iogurtes e bebidas lácteas
Suplementos nutricionais para 60+: Nutridrink Protein Advanced contribui para a saúde muscular e alimentação de pessoas com necessidades proteicas elevadas.
A recomendação é que esses produtos estejam próximos aos lácteos nas geladeiras e prateleiras de mercados e farmácias (físicas ou on-line). Dessa forma, o consumidor pode associar a possibilidade de substituições e descobrir essa inovação da indústria.
Fontes: Revista Aditivos & Ingredientes, Catanzaro R, et al. Lactose intolerance: An update on its pathogenesis, diagnosis, and treatment. Nutr Res. 2021;89:23-34. e Mundo Danone