Os produtos lácteos não são todos iguais. Entenda o que faz com que cada um tenha sabor, textura e propriedades nutricionais diferentes
Os produtos lácteos estão presentes em diversas refeições das famílias brasileiras, do café da manhã à sobremesa, e fornecem nutrientes que ajudam no bom funcionamento do corpo. Mas, afinal, o que diferencia cada categoria?
Eles não são todos iguais porque são feitos por meio de processos diferentes: por exemplo, todo iogurte é um leite fermentado, mas nem todo leite fermentado é um iogurte. Parece confuso? Vem que a gente explica:
Leite fermentado e iogurte
Esse você conhece bem desde a infância e, ao longo dos últimos anos, o leite fermentado passou a aparecer em produtos direcionados a consumidores em todas as fases da vida. Eles são obtidos a partir da coagulação e diminuição do pH do leite, por meio da fermentação láctea sob a ação de microrganismos específicos, que podem ser adicionados ou não de outras substâncias alimentícias ou lácteas.
Por conta desse critério, tudo o que chamamos de iogurte se enquadra como leite fermentado. Entretanto, o que faz com que esse tipo de produto mereça uma categoria diferenciada é que a fermentação do iogurte é feita por um grupo específico de bactérias, em um processo que também confere o sabor e a textura característicos.
Bebidas e sobremesas lácteas
As bebidas lácteas são produtos obtidos a partir do leite ou de seus derivados, podendo ser fermentadas ou não fermentadas, independentemente da adição de outros ingredientes.
Já as sobremesas são produtos elaborados a partir da mistura do leite com derivados lácteos ou outras substâncias alimentícias. Elas também podem ser fermentadas ou não fermentadas.
Você sabe o que é Petit Suisse?
Parece iogurte, mas não é! O tradicional Danoninho é um Queijo Petit Suisse: tecnicamente, é um queijo fresco, não maturado e de umidade muito alta. Esse tipo de produto é obtido pela coagulação do leite com o coalho e/ou enzimas específicas e/ou bactérias específicas, adicionado ou não de outras substâncias alimentícias.
Agora que você já sabe em qual categoria cada produto se encaixa, pode aproveitar melhor as dicas de organização do seu PDV aqui no Portal Danone GC!