Sua empresa está bem-posicionada no mercado? Saiba que uma boa análise competitiva é uma das bases para o sucesso do seu negócio, uma vez que ajuda a direcionar as estratégias de marketing, a garantir novos consumidores, a fidelizar clientes e a aumentar seu market share.
Para saber qual o caminho tomar, é preciso conhecer não somente os gaps do seu negócio, mas também da concorrência. Entender o que os torna fortes no mercado e relevantes para seu público-alvo é essencial para uma jornada de sucesso.
Como fazer uma análise competitiva?
A análise competitiva é uma ferramenta que ajuda empresas a descobrirem quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, seus pontos fortes e fracos, além de avaliar quais as estratégias importantes para posicionar e fortalecer o negócio.
Para isso, é preciso lançar mão de diferentes metodologias – qualitativas e quantitativas que façam sentido para entender quais são as “métricas de sucesso”. Dessa forma, a análise competitiva pode conter:
- Descrição do público-alvo;
- Comparação dos seus produtos ou serviços em relação aos concorrentes;
- Participação de mercado, vendas e receitas atuais e projetadas;
- Comparação de preços;
- Análise das estratégias de marketing e mídias sociais; e
- Diferenças nas avaliações de clientes.
Se, ao final da análise, você já for capaz de responder os motivos que levam o seu cliente a comprar um produto ou serviço em outra empresa, já está no caminho certo para solucionar as dores dos seus clientes.
Você pode também contar com o nosso time de experts do varejo para ajudar nesta análise. Estamos preparados para implementar as melhores estratégias e trazer resultados para o seu negócio.
“Uma das ferramentas que nós disponibilizamos para os nossos parceiros é o Scorecard. Nele, eles podem visualizar de uma maneira mais fácil, se estão evoluindo ou retraindo em determinado segmento no YTD, sempre comparando o ano atual como o anterior, por exemplo. Dessa forma, por meio dessa análise, o supermercado pode tomar iniciativas pensando em melhorar esses números, ou manter as ações que estão trazendo um retorno positivo.
Além disso, colaboramos trazendo insights e oportunidades de mercado, utilizando diversas ferramentas de pesquisa. Com isso, conseguimos traçar os objetivos necessários para alcançar os melhores resultados”, explica Julia Caldeira, estagiária de GC.
3 dicas para criar vantagens competitivas
# 1 – Estude diariamente a concorrência: conheça a estratégia de marketing do concorrente, seja um consumidor de seus produtos, pesquise sobre seus serviços e faça testes.
# 2 -Procure inovar: se você buscar um diferencial, a vantagem competitiva será sua.
# 3 – Ouça o seu cliente: os feedback e avaliações sobre seus produtos ou serviços podem fornecer importantes insights para o negócio.
Quer saber mais? Não deixe de nos escrever: gc@danone.com