Canais de vendas: como garantir o sortimento ideal para os diferentes tipos de PDV

Canais de vendas: como garantir o sortimento ideal para os diferentes tipos de PDV

Com novas tecnologias e o perfil omnichannel dos consumidores, varejistas buscam investir em ações que facilitam a navegação do shopper e ajudam a ampliar as vendas.

Nos últimos anos, percebemos uma mudança significativa na forma como o shopper interage e guia a sua jornada de compra nos diferentes canais de vendas. Assim, garantir ao cliente uma experiência completa e positiva em todos os canais se tornou um dos principais objetivos dos varejistas.

E será que existe uma mesma gestão que atenda com eficácia todos os tipos de PDV? Ou é preciso garantir o sortimento de acordo com o perfil de cada operação?

Confira a seguir as dicas que separamos para você!

Perfil dos canais de vendas

De acordo com a Nielsen, os canais de vendas no segmento de alimentação podem ser divididos em dois principais formatos:

  • Autosserviços e conveniências: Canais de venda em que não há intermediação de balconistas e as características fundamentais são “check-out”, carrinhos e cestas. O shopper segue sua jornada de compra sem intervenção humana, sendo o próprio PDV o seu principal “guia”. Por isso, esses estabelecimentos geralmente são equipados com scanners e outros recursos tecnológicos que facilitam o processo de compra. Supermercados de pequeno e médio porte, hipermercados de grandes redes e lojas de conveniência são exemplos de operações que se enquadram no formato de autosserviços.

  • Tradicional: lojas alimentares onde o atendimento é feito por um vendedor ou balconista. Nesse formato, o atendente consegue acompanhar de perto a jornada de compra do cliente. Mercearias, empórios, armazéns e padarias são exemplos de operações que seguem o formato tradicional.

Como garantir o sortimento para cada tipo de PDV?

Para uma melhor experiência de compra, o consumidor deve ser inserido no centro da tomada de decisão, tanto para a organização das gôndolas quanto para o sortimento dos produtos. Por isso, entender o perfil do público e manter a coerência da sua rede são pontos importantes para uma boa experiência nos canais de vendas.

Para auxiliar os varejistas nesse desafio, criamos a ferramenta de sortimento, que avalia o desempenho dos itens à venda em seu PDV. Com ela, você terá acesso a informações que ajudarão na reposição mais certeira do estoque, além de recomendações de exclusões e inserções de novos produtos.

Clique aqui e acesse a ferramenta de sortimento da Danone!



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