Categoria de Nutrição Infantil cresce no varejo

Categoria de Nutrição Infantil cresce no varejo

Usados para complementação alimentar de crianças, os produtos da categoria podem ser relevantes na sua loja. Veja o porquê.

Dentro da categoria de Nutrição Infantil, os produtos se dividem em segmentos criados para atender necessidades nutricionais de diferentes faixas etárias:

– Fórmulas infantis para crianças de primeira infância – ou seja, de 12 até 36 meses de vida.

– Compostos lácteos, que podem ser indicados por um profissional da saúde para substituir o leite de vaca com um perfil nutricional específico para os pequenos com até cinco anos.

– Suplementos infantis, para crianças até 10 anos. Eles ajudam a compor uma alimentação equilibrada, com mais calorias, vitaminas e minerais, quando a criança não consome boa quantidade, qualidade e/ou variedade de alimentos. Podem ser indicados por um profissional de saúde, para crianças com dificuldades alimentares.

Apesar de todos os segmentos apresentarem oportunidades, os compostos lácteos se destacam. Eles são geralmente nutricionalmente superiores ao leite de vaca para as crianças e, tanto para o varejo quanto para a indústria, são muito mais rentáveis do que o leite em pó. Apesar disso, as peculiaridades da categoria não são muito conhecidas pelos shoppers, mesmo entre aqueles que costumam se interessar por produtos com mais nutrientes específicos para seus filhos.

Como os compostos lácteos não estão restritos pelas mesmas regulamentações que proíbem ações promocionais de fórmulas infantis para crianças até um ano, é mais fácil reverter esse desconhecimento. O sucesso da categoria passa por alguns fatores:

– Posicionamento próximo ao leite em pó, produto “convencional” mais parecido. Essa proximidade estimula o trade-up, que é desejável já que a margem do produto é maior.

– Layout verticalizado, blocado por fabricante e por segmento.

O shopper desse produto também tem características específicas:

– 64% são mulheres, uma vez que elas têm mais conhecimento sobre esse segmento.

– 85% pertencem às classes A e B.

– A idade média é de 34 anos e 62% completaram o ensino superior.

Vencida essa barreira do desconhecimento, as compras costumam ser recorrentes e 91% dos shoppers são fiéis à marca. É importante evitar a ruptura, já que essa fidelidade não se repete na escolha da loja: 80% dos compradores procuram a marca favorita em outra loja se não a encontram.

Para o shopper, a formulação específica para o desenvolvimento das crianças é uma característica importante para a substituição do leite em pó pelo composto lácteo. Para o vendedor, a comparação da margem mostra porque a categoria é relevante: enquanto o composto lácteo tem margem média de aproximadamente 23%, o leite em pó fica atrás com margem média por volta de 18%.

Até o meio do ano, o Portal GC terá as ferramentas de planograma e sortimento para essa categoria, além de mais conteúdos para que você fique por dentro do que esse tipo de produto pode oferecer.

Referências:

Nogueira-de-Almeida CA, Falcão MC, Ribas-Filho D, Zorzo RA, Konstantyner T, Ricci R, Gioia N, Fisberg M. Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre a alimentação láctea da criança com idades entre 1 e 5 anos. Int J Nutrol 2020;13:2–16.

Nogueira CA, Mello E, Filho DR, Maximino P, Fisberg M. Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre o uso de suplementos alimentares para crianças com dificuldades alimentares. Int J Nutrol 2018;11(suppl S1):S4–S15

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