Conheça outras formas de promocionar além da redução do preço

Conheça outras formas de promocionar além da redução do preço

Nos últimos meses, você viu aqui no blog algumas dicas sobre como montar um ponto de vendas estratégico e rentável, atraindo cada vez mais a atenção do shopper. No post de hoje, vamos abordar um tema que também é muito importante para quem atua no varejo: as promoções.

Há formas bastante eficazes de aumentar as vendas e, consequentemente, impulsionar a compra de mais produtos pelo shopper. Uma das mais tradicionais ferramentas é a promoção direta no preço – isto é, a redução do preço final de um produto no PDV. Apesar de muitas vezes efetivo, esse tipo de ação pode, a longo prazo, causar uma certa confusão no shopper: ele pode se acostumar com o preço promocionado e, quando encontrar o produto com o preço original, ter a percepção de que está acima da média ou até mesmo caro demais.

Tendo isso em mente, reunimos algumas dicas para te ajudar a criar ações promocionais fortes e sustentáveis a longo prazo. Confira:

Packs virtuais são aliados para aumentar o consumo em seu PDV

Os packs virtuais são modelos promocionais que visam aumentar o ticket médio do shopper. Dentro da categoria de iogurtes, alguns exemplos de packs virtuais são os famosos “leve 4 e pague 3” ou “50% de desconto na 2ª unidade”. Essa estratégia estimula o cliente a comprar uma quantidade maior de produtos do que ele levaria normalmente.

Para saber como estruturar packs virtuais realmente vantajosos para o seu negócio, é importante analisar os dados da sua loja e verificar os hábitos de consumo do seu público. Se sua loja ou rede possui CRM, você pode utilizar os dados para identificar qual é o perfil de compra dos seus shoppers.

Por exemplo, se seus consumidores costumam levar 3 unidades de um determinado iogurte, vale lançar um pack de “leve 4 e pague 3”: assim, você estimula o cliente a comprar uma unidade a mais para ter acesso à promoção. Como esse tipo de promoção não reduz o preço final do produto no PDV, o shopper leva para casa uma unidade a mais sem criar uma percepção errônea do que é o preço real.

Possibilidade de integração com outras categorias

O “pack cross” é uma estratégia promocional que também pode gerar bons resultados.  Aqui, a proposta é unir categorias diferentes em uma mesma ação promocional, o que ajuda a atrair novos shoppers para a categoria promocionada.

Um exemplo desse tipo de ação: compre um pacote de granola e ganhe 30% de desconto no iogurte de determinada marca. Para que uma ação como essa seja bem-sucedida, é importante que as categorias estejam relacionadas entre si – ou seja, produtos que tenham uma ocasião de consumo em comum.


Promoções, de um modo geral, são sempre positivas para os shoppers. Então, aproveite as dicas de como promocionar sem precisar alterar diretamente o preço dos produtos e veja como os packs podem ajudar a impulsionar as vendas do seu PDV.

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