Confira estratégias que podem alavancar os seus negócios.
A empresa cresceu, o número de clientes aumentou e as planilhas do Excel já não dão conta? O caminho para a organizar a gestão, melhorar os resultados de vendas e otimizar os investimentos em comunicação é o CRM.
Essa ferramenta, aplicável a todos os tipos de negócio, permite uma gestão 360° de todos os pontos de contato com a carteira de clientes, integrando áreas como marketing, vendas e atendimento.
Confira ações para potencializar as estratégias de CRM:
- Adote uma plataforma única, com as informações que hoje estão “espalhadas” por outros canais, como e-commerce, telemarketing e campanhas on-line. Dessa forma, vários dados são considerados ao trabalhar com o cliente.
- Personalize ao máximo, do físico ao digital. Assim, a empresa pode comunicar-se de forma diferente com cada lead. Essa prática promove um sentimento de confiança, já que o cliente se sente importante para o negócio. Ele precisa ser atendido de acordo com as suas preferências de compra, sem atrito, independentemente do canal.
- Não dependa apenas da equipe de TI na operação de plataformas de CRM. É importante capacitar os profissionais de outros grupos (principalmente de marketing) para dominar a ferramenta. Como benefício, ganha-se a agilidade: o time capaz de identificar a oportunidade de uma manobra diferente é o mesmo que pode colocá-la em prática. Treinamentos empoderam.
Fontes: Meio e Mensagem e Clientar