Inicialmente ligada ao ramo de eletrônicos, a Cyber Monday tem aumentado as vendas dos e-commerces de vários setores e mostrado o seu potencial
Criada em 2005 nos Estados Unidos, a Cyber Monday (ou “segunda-feira cibernética”) é um termo de marketing que se refere aos descontos em produtos durante a primeira segunda-feira após o feriado do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos – ou seja, a segunda-feira da semana seguinte à Black Friday.
No início, a data estava relacionada a descontos para eletrônicos e games, mas logo a parte “cibernética” passou a significar uma ligação com o e-commerce também em outros segmentos. No Brasil, a data começou em 2012 e, em algumas lojas, virou “Cyber Week”, durando a semana inteira.
Apesar de ainda não ser tão significativa quanto a Black Friday, a Cyber Monday tem crescido no país. Segundo dados do relatório da Neotrust/Compre&Confie, o faturamento da data em 2020 foi de R$ 702,71 milhões, o que corresponde a um aumento de 41,8% em relação ao ano anterior.
Veja com planejar uma Cyber Monday na sua loja:
Inspire-se no que já fez para a Black Friday
Por serem parecidas e próximas, a Black Friday (link) pode servir de inspiração para a Cyber Monday. É possível até colocar em promoção os itens que não foram vendidos na primeira data. Porém, lembre-se: o foco da Cyber Monday é o e-commerce!
Planeje com antecedência
É importante estudar o mercado, analisar tendências, entender mais sobre o seu público e, dessa forma, definir os resultados e ações dessa estratégia para o seu negócio.
Estabeleça uma identidade para a data
Vale a pena criar uma identidade visual digital para que o shopper identifique que o seu site tem promoções relacionadas à Cyber Monday. Você pode usar cores diferentes e frases que destaquem as promoções.
Crie ofertas atrativas
Os cupons nos aplicativos e redes sociais são uma estratégia eficaz. Você pode usar o que já sabe (link) sobre promoções para criar boas ofertas no ambiente virtual.
Fontes: