Dia do Iogurte: aprenda a aproveitar os melhores lugares da gôndola

Dia do Iogurte: aprenda a aproveitar os melhores lugares da gôndola

Alimento saudável e saboroso, o iogurte é celebrado mundialmente em 17 de maio. Veja como posicionar os produtos para vender mais.

Ao mesmo tempo em que adora iogurte, o consumidor não costuma planejar sua compra: mais da metade decide o que comprar quando está no PDV. Além disso, a maioria dos consumidores circula pelos corredores centrais ou pelo perímetro das lojas, e somente 26% entram na área dos iogurtes. Uma vez nele, o frio faz com que o shopper fique por lá entre 10 e 20 segundos.

É esse cenário que torna tão importante aproveitar os “pontos quentes” das gôndolas: os lugares nos quais os olhos já costumam focar enquanto procuram o produto ideal.

Mesmo com esse cenário desafiador, a taxa de conversão é bem alta: 69% das pessoas que encontram o que procuram acabam realizando a compra. Veja algumas coisas que você pode levar em conta na hora de organizar o ponto de venda para maximizar as vendas:

Quem compra?
Em sua maioria, as pessoas que compram iogurtes são mulheres de classe AB, entre 35 e 45 anos, fazem compras sozinhas e têm crianças em casa.

Como escolhem?

As prioridades dessa consumidora são baseadas em uma série de fatores, que passam por quem vai consumir o produto (família, crianças, ela mesma), em que momento será consumido e restrições como zero lactose e produtos light.

Quais são as regras gerais?

Avançando pelo corredor, siga dos produtos mais saudáveis até os menos, e destaque as novidades e itens com maior valor agregado. Assim, você incentiva que as pessoas visitem o corredor inteiro ao mesmo tempo que valoriza produtos e marcas de maior margem e rentabilidade.

Onde procuram?

Os olhos percorrem a gôndola na horizontal e procuram o produto em uma faixa entre 1m e 1,4m de altura. Quando acha o que quer, o consumidor escaneia a gôndola na vertical. Como a maior parte das pessoas não anda muito pelo corredor e trafega só pelo início, é interessante deixar os itens de maiores giros, como líquidos e polpa, sobremesas e gregos no final do fluxo. Dessa forma, o consumidor acaba percorrendo a gôndola por completo e compra mais produtos de outros segmentos.

E no detalhe?

Se a sua gôndola tem menos de 8 módulos, é melhor separar por fabricante. Se a gôndola é maior, experimente a seguinte divisão: simples e natural (origem vegetal, zero lactose, naturais e light), performance (proteína), equilíbrio (probióticos, imunidade, fermentado adulto), nutrição e diversão (fermentado infantil, saudável, petit), família (líquidos e polpas) e sabores irresistíveis (gregos e sobremesas).

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