Expor seus produtos próximos a outras categorias que combinam com suas ocasiões de consumo pode fazer essas vendas crescerem em conjunto
Rico em proteínas e carboidratos, além de ser uma fonte importante de cálcio, o leite ganhou o 1º de junho como seu dia em 2001, ano em que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) definiu a data para incentivar o consumo do alimento. Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura, o Brasil é o quarto maior produtor de produtos lácteos do mundo, mas ainda tem muito espaço para crescer na cesta de seu consumidor.
O leite aparece em vários momentos do dia – em sua forma original ou em um dos vários produtos que o usam como base, como iogurte, manteiga e queijo. Essa versatilidade de derivados é o que o torna um alimento tão presente no café da manhã, no snack, na proteína depois de um exercício físico e em muitas outras ocasiões.
Dupla exposição
O shopper costuma passar por apenas 25% dos corredores de um ponto de venda. Se ele não vai até o produto, temos que garantir que o produto vá até ele. No caso de produtos lácteos, o consumo em situações diferentes cria oportunidades de dupla exposição: o leite e seus derivados podem aparecer em mais de um lugar no mercado, acompanhando outros produtos com os quais costuma aparecer na mesa.
O espaço principal do leite é na mercearia ou em um corredor próprio. Os derivados estão principalmente nas gôndolas próximas a outros produtos refrigerados, mas também combinam com a padaria, o café, próximos aos matutinos como cereais ou ao hortifruti.
Fique atento a outras oportunidades desse tipo no seu PDV. Você pode se beneficiar ao criar áreas nos quais o shopper pode comprar produtos diferentes entre si, mas cujo consumo é feito na mesma ocasião. Dessa forma, as vendas de um podem alavancar as vendas de outro.