Fórum destaca satisfação dos consumidores em diferentes canais de compra

Fórum destaca satisfação dos consumidores em diferentes canais de compra

Realizado no fim de março pela SA+, o Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria debateu modelos de negócio e os desafios do atacarejo.

Em uma pesquisa realizada pela Shopper 2B com 2,4 mil homens e mulheres responsáveis pelo abastecimento do lar, o canal mais bem avaliado pelos consumidores é a farmácia, seguido pelo canal digital e pelas padarias.

Os super e hipermercados aparecem em quarto lugar em termos de satisfação, registrando um avanço significativo em relação à pontuação marcada na edição da pesquisa em 2019. Entre os pontos positivos, estão as várias formas de pagamento, as lojas sempre limpas, a organização e a disponibilidade de caixa rápido para compras de poucos itens. Por outro lado, os entrevistados disseram estar insatisfeitos com o custo-benefício da maioria dos produtos, com a disponibilidade de ofertas e promoções e com a variedade de produtos e marcas.

No cash & carry, também chamado de “atacarejo”, a pontuação garantiu o 6º lugar entre os canais avaliados. O público valoriza os estacionamentos e a variedade de formas de pagamento. A lista de queixas, no entanto, é maior e inclui a questão dos preços. As expectativas de bom custo-benefício na maioria dos produtos, boas ofertas e promoções e filas pequenas e rápidas não estão sendo atendidas.

Essa “crise de identidade” no atacarejo foi comentada nos debates durante o Fórum. Para alguns dos varejistas presentes, a inclusão excessiva de serviços, o sortimento amplo demais e a sofisticação do ambiente podem prejudicar o modelo de negócio. Isso porque aproximar tais aspectos ao que já existe no formato de supermercado tende a fazer os preços subirem. Nas conversas, foi discutido que os formatos de varejo precisam estar mais atentos aos comércios especialistas de bairro do que aos atacarejos.

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments