Iogurtes continuam na lista de compras dos brasileiros mesmo durante a crise econômica

Iogurtes continuam na lista de compras dos brasileiros mesmo durante a crise econômica

Nos últimos anos, o poder de compra dos brasileiros vem sendo bastante impactado pela alta da inflação, o aumento do desemprego no país e demais dificuldades impulsionadas pela pandemia de Covid-19. Diversos setores tiveram uma queda considerável nas vendas devido a esse cenário. Entretanto, com a categoria de iogurtes o movimento tem sido diferente.

Apesar da instabilidade financeira, o iogurte continua presente na lista de compras de mais de 70% das famílias brasileiras, de acordo com a pesquisa realizada pela Kantar e divulgada em reportagem do jornal Valor Econômico.

Ainda segundo esse levantamento, somente no verão de 2021 o alcance das vendas de iogurte chegou a 72,8%. Essa movimentação positiva mostra que a categoria conquistou um espaço importante na lista de perecíveis, assim como frangos, linguiças e queijos, que se enquadram nos produtos que os brasileiros demoram mais para abandonar em tempos de recessão.

Novos hábitos ajudam a fortalecer as vendas de iogurte

Como mencionado no início, a pandemia de Covid-19 trouxe muitos impactos para o mercado e consumidores, mas também fortaleceu a busca por hábitos mais saudáveis. De forma geral, os consumidores estão buscando melhorar a saúde por meio de atividades físicas e alimentação equilibrada. Nesse sentido, os iogurtes se destacam no mercado de lácteos por poderem ser nutritivos, funcionais e práticos.

Ainda segundo a reportagem do jornal Valor Econômico, a “resiliência” do iogurte em meio à crise está diretamente atrelada a esse novo perfil dos consumidores, que antes de abrir mão de um produto que está alinhado com suas buscas e necessidades, prefere reduzir o volume de compra ou trocar de marca.

Aumento dos preços na categoria é um grande desafio

Manter esse cenário positivo de vendas é um dos principais desafios da categoria de iogurtes neste ano, já que o repasse dos aumentos nos preços do leite cru, energia, combustível, embalagem, entre outros, pode interferir no poder de compra dos consumidores.

Para atrair o shopper e manter um bom fluxo de vendas de iogurte mesmo com as possíveis oscilações de preços, é importante estruturar o PDV de forma estratégica, garantindo o sortimento dos produtos e explorando ainda mais os materiais de ponto de venda.

Para te apoiar nesse processo, confira nossas exclusivas Ferramentas de Negócio que ajudam  a organizar sua gôndola e gerar ainda mais vendas durante todo o ano.

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments