O impacto da ruptura de estoque no mercado varejista

O impacto da ruptura de estoque no mercado varejista

Em meio à pandemia de COVID-19, a falta de produtos nas prateleiras tem se tornado um problema cada vez maior em lojas de todo o Brasil

Com o distanciamento social, as idas aos mercados tornaram-se menos frequentes e o comprador espera encontrar tudo o que precisa ao se deslocar às lojas; principalmente itens básicos, como ovos e leite. Com menos idas ao mercado, é mais frustrante não encontrar algum produto que estava na lista de compras – essa falta de estoque é a chamada “ruptura”.

De acordo com a Neogrid, empresa especializada em soluções de gestão de cadeia de suprimentos, o leite longa vida liderou o ranking de produtos em falta nos estoques em 2020, atingindo a casa dos 20,32% – quanto maior o número, mais produtos em falta. Em maio de 2021, chegou a 21,53%. A princípio, esse dado pode não dizer muito, mas o que ele representa para o lojista de forma prática?

Consequências da ruptura

O shopper que não encontra aquilo que busca em sua ida ao mercado terá uma experiência inferior à que esperava, o que pode levar a prejuízos de várias formas: ele pode optar por outras marcas, desistir de adquirir o item ou até mesmo escolher realizar a compra em outro estabelecimento.

É por isso que a ruptura vai muito além de uma simples falta de atenção. Ela é resultado de alguma questão na cadeia logística e pode ser causada por problemas em qualquer ponto do caminho entre a produção e a prateleira. Se o lojista identificou esse fato em seu estabelecimento, há oportunidade de revisar a distribuição com seu fornecedor emergencialmente, e atuar em seguida com planos preventivos.

Estratégia no centro do negócio

Uma boa maneira de evitar a ruptura é estudar seus dados de sell-out para traçar o perfil do seu shopper de acordo com seu poder de compra, sua frequência, sua confiabilidade, como cada região se comporta etc. Assim, gôndolas podem ser abastecidas de forma estratégica para captar a atenção daquele cliente específico, visando suas necessidades com os produtos corretos. Atenção para a quantidade de produtos na gôndola: isso também faz parte do que você tem em estoque e deve ser levado em consideração para evitar a ruptura.

Além disso, aqui no portal Danone GC você encontra uma ferramenta de sortimento para se planejar, evitar essas rupturas, ter sempre o produto certo em sua loja e estar sempre em dia com as compras para seu estoque, fidelizando seus clientes com o volume ideal, sem falta ou excesso de produtos. Para acessá-la, basta clicar aqui!

Fontes: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/supermercados-nao-resolveram-problemas-de-ruptura-desde-inicio-da-pandemia-219313/

https://exame.com/negocios/de-leite-a-rum-os-produtos-que-mais-faltam-na-prateleira-do-mercado/

https://neogrid.com/br/blog/o-que-e-ruptura-de-estoque-e-como-evita-la

https://www.infovarejo.com.br/o-que-sao-rupturas-e-como-evitar/

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