Foi um ano de muitos desafios, mas também de lições que trouxeram mudanças relevantes para o varejo durante os últimos meses. Confira 3 delas!
O ano de 2020 nos trouxe grandes aprendizados com as reações do consumo ao fenômeno do isolamento causado pela pandemia de COVID-19. Agora, em março de 2021, completamos 1 ano desde que o país declarou restrição do comércio e que nossa dinâmica de abastecimento também teve que ser adaptada.
Separamos nesse post 3 aprendizados que trouxeram mudanças relevantes para o varejo durante os últimos meses!
#1 – Alta estocagem:
Concentramos nossas escolhas de abastecimento em produtos de tamanhos maiores, que apresentavam melhor custo-benefício. Isso nos permitiu estocar maiores quantidades em nossos lares por mais tempo e, assim, dividirmos o momento de consumo com outros membros da família.
Dados Nielsen apontaram que formatos maiores atingiram um crescimento de +4% no momento inicial do isolamento (primeiro trimestre de 2020) quando comparado com o mesmo período de 2019.
Vivemos meses de grandes estoques e outros de diminuição de vendas devido à grande quantidade ainda presente nos lares. Mas, com o calendário avançando e a adaptação à nova rotina, os carrinhos voltaram a ser mais frequentes e, assim, nossos produtos individuais voltaram à mesa dos brasileiros.
#2 – Boom do e-commerce:
Pudemos aproveitar novos canais de compra e, com eles, o exponencial crescimento do e-commerce, que nos despertou para novos produtos, promoções e a conveniência de receber o que buscamos on-line na porta das nossas casas.
Evitar o deslocamento ainda é uma prioridade com o avanço da pandemia, deixando uma grande oportunidade para explorarmos o potencial do e-commerce.
Também apontado por estudos Nielsen, o e-commerce atingiu elevadas taxas de crescimento no primeiro semestre de 2020, chegando em +47% quando comparado com o semestre anterior de 2019.
#3 – Benefícios claros:
A busca por produtos com benefícios claros foi constante. Concentrávamos nossas escolhas em produtos que traziam melhor proposta e que beiravam nossas escolhas mais essenciais.
Assim, nossas cestas de abastecimento estavam maiores para estocagem, mas cresciam com produtos essenciais e com funcionalidades percebidas. Um exemplo foi o segmento de Iogurtes Naturais, que passou a ser usado também em receitais, diversificando as ocasiões de consumo.
O Portal de Notícia GC Danone traz novidades do varejo e das categorias de Iogurtes e Bebidas Vegetais todos os meses, para que juntos possamos continuar expandindo nossos negócios!
Já conhece nossas Ferramentas de Negócio? Clique aqui e conheça como podemos aproveitar essa transformação digital para o seu varejo!
#gcdanone