O que aprendemos em 2020 com as mudanças no consumo?

O que aprendemos em 2020 com as mudanças no consumo?

Foi um ano de muitos desafios, mas também de lições que trouxeram mudanças relevantes para o varejo durante os últimos meses. Confira 3 delas!

O ano de 2020 nos trouxe grandes aprendizados com as reações do consumo ao fenômeno do isolamento causado pela pandemia de COVID-19. Agora, em março de 2021, completamos 1 ano desde que o país declarou restrição do comércio e que nossa dinâmica de abastecimento também teve que ser adaptada.

Separamos nesse post 3 aprendizados que trouxeram mudanças relevantes para o varejo durante os últimos meses!

#1 – Alta estocagem:

Concentramos nossas escolhas de abastecimento em produtos de tamanhos maiores, que apresentavam melhor custo-benefício. Isso nos permitiu estocar maiores quantidades em nossos lares por mais tempo e, assim, dividirmos o momento de consumo com outros membros da família.

Dados Nielsen apontaram que formatos maiores atingiram um crescimento de +4% no momento inicial do isolamento (primeiro trimestre de 2020) quando comparado com o mesmo período de 2019.

Vivemos meses de grandes estoques e outros de diminuição de vendas devido à grande quantidade ainda presente nos lares. Mas, com o calendário avançando e a adaptação à nova rotina, os carrinhos voltaram a ser mais frequentes e, assim, nossos produtos individuais voltaram à mesa dos brasileiros.

#2 – Boom do e-commerce:

Pudemos aproveitar novos canais de compra e, com eles, o exponencial crescimento do e-commerce, que nos despertou para novos produtos, promoções e a conveniência de receber o que buscamos on-line na porta das nossas casas.

Evitar o deslocamento ainda é uma prioridade com o avanço da pandemia, deixando uma grande oportunidade para explorarmos o potencial do e-commerce.

Também apontado por estudos Nielsen, o e-commerce atingiu elevadas taxas de crescimento no primeiro semestre de 2020, chegando em +47% quando comparado com o semestre anterior de 2019.

#3 – Benefícios claros:

A busca por produtos com benefícios claros foi constante. Concentrávamos nossas escolhas em produtos que traziam melhor proposta e que beiravam nossas escolhas mais essenciais.

Assim, nossas cestas de abastecimento estavam maiores para estocagem, mas cresciam com produtos essenciais e com funcionalidades percebidas. Um exemplo foi o segmento de Iogurtes Naturais, que passou a ser usado também em receitais, diversificando as ocasiões de consumo.

O Portal de Notícia GC Danone traz novidades do varejo e das categorias de Iogurtes e Bebidas Vegetais todos os meses, para que juntos possamos continuar expandindo nossos negócios!

Já conhece nossas Ferramentas de Negócio? Clique aqui e conheça como podemos aproveitar essa transformação digital para o seu varejo!

#gcdanone

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments