Tecnologia e ferramentas de gestão podem ajudar na administração da loja e na experiência do cliente, mas a loja só funciona bem, mesmo, se a equipe que trabalha nela sabe o que está fazendo. Sem capacitação e treinamento dos funcionários, a organização planejada não se reflete na prática e quem está comprando não tem a quem recorrer se precisar de algo.
Ter equipes bem-preparadas traz impactos positivos em várias frentes. Veja como:
Para os funcionários:
– Desenvolvimento profissional das pessoas que ganham conhecimento.
– Ambiente de trabalho melhor, já que cada um sabe fazer sua parte sem sobrecarregar ninguém.
Para a empresa:
– Eficiência operacional. Com a equipe bem treinada, as perdas são reduzidas.
– Menor rotatividade. É possível capacitar funcionários para melhorar seu desempenho, além de aumentar as chances de que as pessoas sejam promovidas internamente quando se abre uma vaga.
– Inovação. Cientes do funcionamento do mercado, as pessoas têm mais insumos para pensar em como as coisas podem ser feitas de maneiras mais eficientes.
Para os clientes:
– Lojas melhores. Os incrementos em eficiência se traduzem em uma experiência de compra melhor, mesmo que o cliente nem precise falar com ninguém durante sua jornada.
– Ajudantes sempre a postos. Se tiver alguma dúvida sobre algum produto ou sobre o PDV, o cliente pode contar com os funcionários para solucionar.
Como nem todo treinamento é igual e nem todas as pessoas precisam das mesmas capacitações, vale saber quais são as competências que podem ser desenvolvidas em cada tipo de curso:
Onboarding: é o curso de boas-vindas à empresa. Nele, o novo funcionário aprende tudo o que é necessário sobre os processos da empresa para que esteja preparado quando começar seu primeiro dia de trabalho.
Treinamentos comportamentais: são os treinamentos dedicados a habilidades interpessoais, as chamadas “soft skills”. Empatia, respeito e colaboração ajudam tanto no relacionamento entre colegas quanto no atendimento ao cliente.
Produtos e serviços: são os treinamentos específicos para cada função. A pessoa que trabalha na padaria da sua loja precisa reunir conhecimentos diferentes de uma pessoa que trabalha no caixa, por exemplo.
Sistemas: com a digitalização do varejo, é provável que todos os funcionários do seu PDV precisem lidar com algum sistema. É importante que eles saibam como usar e que tenham conhecimento o suficiente para ter autonomia na resolução de situações que podem surgir.
Boas práticas e regulamentações: É aqui que se fala sobre legislação e sobre melhoria contínua. Compartilhar informações sobre o que está dando certo ajuda a loja a ser mais eficiente.
Desenvolver um programa de treinamentos não é tarefa fácil, mas traz resultados tangíveis. Identifique as necessidades da sua loja, defina os treinamentos necessários e estabeleça um cronograma para aplicar as capacitações. Afinal, quem executa o plano montado para o seu PDV precisa saber o que faz.
Fontes: Paripassu | Exposupermercados | SGSistemas