Por que varejistas devem investir em materiais de ponto de venda?

Por que varejistas devem investir em materiais de ponto de venda?

Os materiais de ponto de venda, popularmente conhecidos como MPVs ou MPDVs, fazem parte da estratégia de marketing dos varejistas desde antes da evolução digital e são fundamentais para alavancar as vendas.

Localizados em pontos estratégicos da loja, esses materiais têm por objetivo gerar valor e engajamento para a marca e impactar não só os consumidores, mas principalmente os shoppers – como é o caso de produtos de consumo destinados ao público infantil, em que o shopper acaba sendo o adulto responsável.

Os tipos de MPVs

Existem dois tipos de materiais para pontos de venda:

  • Materiais dentro da gôndola primária, como wobblers, precificadores e molduras, que são destinados a aumentar a conversão de venda quando o shopper já está à procura do produto na prateleira.
  • Materiais Cross, que são aqueles inseridos dentro de uma outra categoria e buscam chamar a atenção do shopper e convencê-lo a ir até a gôndola do produto divulgado. Esses materiais são importantes pois podem fazer com que um consumidor que não planeja ir até a gôndola primária do produto anunciado acabe sendo influenciado pelo MPV cross e acabe alterando sua rota. Exemplos desse tipo de material são os displays e clipstrips.

Veja exemplos de cada um:

Precificador

Moldura
Display
Wobbler
Clipstrip

As vantagens dos MPVs

Além do aumento da atração e da visibilidade da marca e dos produtos, o que consequentemente impacta no crescimento das vendas, os materiais de ponto de venda ainda trazem informações e explicações importantes sobre os produtos, marcas e categorias que engajam o consumidor.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado do mundo, mostrou que, para a categoria de iogurtes, os MPVs aumentam 31% da experiência do shopper com a marca, sendo um incentivo para a compra em hiper e supermercados.

Já nos mercados menores, a importância é ainda maior. Os MPVs auxiliam o shopper a encontrar o produto com mais facilidade, escolher a marca de sua preferência e entrar em contato com as novidades que ela traz.

Viu quantas vantagens? Aproveite nossas dicas e incremente seu PDV.

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