A categoria de produtos ricos em proteínas, seja em pó, seja no formato de bebidas prontas, cresceu nos últimos anos. Veja como facilitar a busca deles pelo shopper em sua loja.
De acordo com plataformas de informações sobre o varejo, as vendas de produtos proteicos estão aumentando. Suplementos vendidos em pó cresceram 70% no segundo semestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. A tendência de crescimento se confirma em 2022, já que o consumo desse tipo de produto entre os meses de janeiro e maio foi 50% maior do que os números nos mesmos meses em 2021.
Bebidas proteicas de origem láctea, que fazem parte da categoria, também experimentam crescimento: as vendas em 2021 foram 45% maiores do que em 2020. Esses produtos têm algumas vantagens sobre os suplementos em pó, como o fato de terem embalagens unitárias, sem a necessidade de preparar o alimento previamente, fornecendo as proteínas procuradas por esse perfil de consumidor de forma prática, sem demandar muito tempo. Eles geralmente não têm lactose nem adição de açúcares em sua composição.
O que você pode fazer para aumentar suas vendas de produtos proteicos?
Assim como em outras categorias, a estratégia passa por conhecer o shopper e ajustar a exposição. Seguem algumas dicas:
– Facilite a jornada de compra – Existem “zonas quentes” no ponto de venda, locais que o consumidor que busca um estilo de vida saudável já frequenta enquanto procura por outros produtos relacionados. O corredor com granolas, castanhas, biscoitos integrais e alimentos clean label é uma dessas zonas quentes, assim como a área de hortifrúti e orgânicos. O check-out também pode ser interessante por causa do grande fluxo de pessoas que por ele transitam.
– Atenção aos produtos próximos – A comparação de preços pode ser desvantajosa se o shopper compara produtos que não são similares. Leites e bebidas vegetais, por exemplo, diferem em preço de acordo com a base utilizada, e entregam outros diferenciais como categorias distintas. Por isso, é importante que produtos proteicos (ou vegetais) fiquem relativamente distantes de achocolatados ou leites saborizados.
– Entenda que o produto pode estar na lista de compras ou ser comprado por impulso – Cerca de 45% das vendas dessa categoria são decididas durante a jornada de compra. A exposição em vários pontos abrange os diferentes tipos de shopper: o espaço primário funciona melhor para quem está reabastecendo a despensa, enquanto locais secundários e refrigerados (como o check-out) podem facilitar a escolha de quem decide na hora.
(Fonte: plataforma Scanntech e Dunnhumby)