Produtos proteicos performam no mercado?

Produtos proteicos performam no mercado?

A categoria de produtos ricos em proteínas, seja em pó, seja no formato de bebidas prontas, cresceu nos últimos anos. Veja como facilitar a busca deles pelo shopper em sua loja.

De acordo com plataformas de informações sobre o varejo, as vendas de produtos proteicos estão aumentando. Suplementos vendidos em pó cresceram 70% no segundo semestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. A tendência de crescimento se confirma em 2022, já que o consumo desse tipo de produto entre os meses de janeiro e maio foi 50% maior do que os números nos mesmos meses em 2021.

Bebidas proteicas de origem láctea, que fazem parte da categoria, também experimentam crescimento: as vendas em 2021 foram 45% maiores do que em 2020. Esses produtos têm algumas vantagens sobre os suplementos em pó, como o fato de terem embalagens unitárias, sem a necessidade de preparar o alimento previamente, fornecendo as proteínas procuradas por esse perfil de consumidor de forma prática, sem demandar muito tempo. Eles geralmente não têm lactose nem adição de açúcares em sua composição.

O que você pode fazer para aumentar suas vendas de produtos proteicos?

Assim como em outras categorias, a estratégia passa por conhecer o shopper e ajustar a exposição. Seguem algumas dicas:

– Facilite a jornada de compra – Existem “zonas quentes” no ponto de venda, locais que o consumidor que busca um estilo de vida saudável já frequenta enquanto procura por outros produtos relacionados. O corredor com granolas, castanhas, biscoitos integrais e alimentos clean label é uma dessas zonas quentes, assim como a área de hortifrúti e orgânicos. O check-out também pode ser interessante por causa do grande fluxo de pessoas que por ele transitam.

– Atenção aos produtos próximos – A comparação de preços pode ser desvantajosa se o shopper compara produtos que não são similares. Leites e bebidas vegetais, por exemplo, diferem em preço de acordo com a base utilizada, e entregam outros diferenciais como categorias distintas. Por isso, é importante que produtos proteicos (ou vegetais) fiquem relativamente distantes de achocolatados ou leites saborizados.

– Entenda que o produto pode estar na lista de compras ou ser comprado por impulso – Cerca de 45% das vendas dessa categoria são decididas durante a jornada de compra. A exposição em vários pontos abrange os diferentes tipos de shopper: o espaço primário funciona melhor para quem está reabastecendo a despensa, enquanto locais secundários e refrigerados (como o check-out) podem facilitar a escolha de quem decide na hora.

(Fonte: plataforma Scanntech e Dunnhumby)

PICOS Danone: conheça o modelo que ajudará a impulsionar as categorias de atuação Danone em seu PDV

PICOS Danone: conheça o modelo que ajudará a impulsionar as categorias de atuação Danone em seu PDV

Pensando em apoiar os estabelecimentos na estruturação do PDV e no aumento das vendas, criamos uma estratégia e a apresentamos na APAS SHOW deste ano: o PICOS Danone (Picture of Success), que representa um modelo de execução em pontos de venda para impulsionar o sell out e o crescimento das categorias.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas do PICOS especificamente para a categoria de iogurtes. Vamos conferir?

Saiba como o PICOS se relaciona com o PDV

Antes de apresentarmos as principais recomendações para a categoria de iogurtes, é importante entendermos qual a proposta desse modelo.

Atualmente, todos os estabelecimentos precisam montar pontos de venda bem-sucedidos e atrativos, já que:

–  53% das compras são decididas na Loja;

– A maioria dos shoppers (80%) visita apenas 20% dos corredores;

– Apenas 2% dos shoppers visitam metade da loja.

Sendo assim, é fundamental inserir os produtos em locais estratégicos, para que os consumidores encontrem com facilidade e efetuem compra.

Em quais locais os iogurtes devem estar?

Seguindo com as estratégias do PICOS, é fundamental que a categoria de iogurtes esteja presente nas áreas mais visitadas da loja, que são:

Zona laranja: a maioria dos shoppers se concentram no perímetro da loja e nos corredores centrais, sendo áreas onde ficam a Padaria e as frutas, legumes e verduras, que são categorias de forte relação com Iogurtes.

Zona vermelha: áreas mais visitadas na loja, que envolve o perímetro incluindo corredor à frente dos checkouts, corredor principal e entrada.

Veja como organizar o seu PDV de acordo com o PICOS

Especificamente para a categoria de iogurtes, há dois pontos que exigem uma atenção especial do varejo na hora de organizar o PDV: o ponto natural e o espaço secundário.

Ponto natural: área dos produtos lácteos frescos onde o shopper espera encontrar a categoria de iogurtes. Neste ponto, a dica é organizar o PDV da seguinte forma:

  • Gôndola organizada por segmentos da categoria, já que o shopper possui uma maior facilidade de navegar entre os benefícios e comparar marcas desta forma.
  • Testes feitos pelo time de GC da Danone constataram que esse layout pode aumentar em cerca de 10% o sell out da categoria, bem como reduzir as quebras e aumentar a lealdade do shopper à categoria.
  • Testes também comprovaram que a gôndola organizada por segmento melhora a experiência de compra do consumidor.

Espaço secundário: áreas refrigeradas destinadas a sucos, padaria, margarina, terminal, Hortifruti e checkout. Nesses locais, os iogurtes podem estar expostos para atingir o shopper em um momento diferente da compra, seguindo também alguns hábitos dos consumidores:

  • 53% dos shoppers decidem comprar iogurte na loja, ou seja, o produto não faz parte da cesta de consumo do brasileiro. Por isso, precisamos aumentar os pontos de contato com essa categoria para lembrar o consumidor.
  • Esse processo é feito por meio da exposição dos produtos fora do ponto natural, seja em terminais e ilhas ou pelo cross com categorias refrigeradas correlatas, como as citadas acima.
  • Testes do time de GC da Danone também mostram que pontos extras podem gerar um incremento em média de 7% em vendas.
  • Os segmentos possuem correlação diferente entre pontos específicos e isso deve ser levado em consideração. Por exemplo, FLV trata de saudabilidade, assim como segmentos de Funcionais, Fermentados adultos e zero lactose. Outro exemplo é na categoria de manteigas/margarinas, que tem um consumo diário e na ocasião do café da manhã, é majoritariamente comprado pela mulher/mãe em geral, combinando muito bem com mundo infantil e iogurtes líquidos.

Você conferiu no post de hoje algumas estratégias formatadas pelo PICOS Danone. Se você gostou e que ter acesso a outras ferramentas de negócio, clique aqui e confira os nossos materiais gratuitos para a gestão das categorias de atuação da Danone.

Iogurtes continuam na lista de compras dos brasileiros mesmo durante a crise econômica

Iogurtes continuam na lista de compras dos brasileiros mesmo durante a crise econômica

Nos últimos anos, o poder de compra dos brasileiros vem sendo bastante impactado pela alta da inflação, o aumento do desemprego no país e demais dificuldades impulsionadas pela pandemia de Covid-19. Diversos setores tiveram uma queda considerável nas vendas devido a esse cenário. Entretanto, com a categoria de iogurtes o movimento tem sido diferente.

Apesar da instabilidade financeira, o iogurte continua presente na lista de compras de mais de 70% das famílias brasileiras, de acordo com a pesquisa realizada pela Kantar e divulgada em reportagem do jornal Valor Econômico.

Ainda segundo esse levantamento, somente no verão de 2021 o alcance das vendas de iogurte chegou a 72,8%. Essa movimentação positiva mostra que a categoria conquistou um espaço importante na lista de perecíveis, assim como frangos, linguiças e queijos, que se enquadram nos produtos que os brasileiros demoram mais para abandonar em tempos de recessão.

Novos hábitos ajudam a fortalecer as vendas de iogurte

Como mencionado no início, a pandemia de Covid-19 trouxe muitos impactos para o mercado e consumidores, mas também fortaleceu a busca por hábitos mais saudáveis. De forma geral, os consumidores estão buscando melhorar a saúde por meio de atividades físicas e alimentação equilibrada. Nesse sentido, os iogurtes se destacam no mercado de lácteos por poderem ser nutritivos, funcionais e práticos.

Ainda segundo a reportagem do jornal Valor Econômico, a “resiliência” do iogurte em meio à crise está diretamente atrelada a esse novo perfil dos consumidores, que antes de abrir mão de um produto que está alinhado com suas buscas e necessidades, prefere reduzir o volume de compra ou trocar de marca.

Aumento dos preços na categoria é um grande desafio

Manter esse cenário positivo de vendas é um dos principais desafios da categoria de iogurtes neste ano, já que o repasse dos aumentos nos preços do leite cru, energia, combustível, embalagem, entre outros, pode interferir no poder de compra dos consumidores.

Para atrair o shopper e manter um bom fluxo de vendas de iogurte mesmo com as possíveis oscilações de preços, é importante estruturar o PDV de forma estratégica, garantindo o sortimento dos produtos e explorando ainda mais os materiais de ponto de venda.

Para te apoiar nesse processo, confira nossas exclusivas Ferramentas de Negócio que ajudam  a organizar sua gôndola e gerar ainda mais vendas durante todo o ano.

36ª APAS Show: a maior feira do setor de supermercados do mundo

36ª APAS Show: a maior feira do setor de supermercados do mundo

A 36ª APAS Show aconteceu de 16 a 19 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. Essa é a maior feira de supermercadistas do mundo e o tema deste ano foi “Além de alimentos”, conceito que reafirma o perfil do evento que inclui tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos, startups e muito mais. Foram mais de 800expositores nacionais e internacionais e mais de 100 mil visitantes.

Reunindo as maiores empresas de cadeia produtiva nacional, o APAS Show foi pensado para realizar negócios e aprimorar os relacionamentos, além de representar uma oportunidade para quem gosta de acompanhar os lançamentos de produtos, as últimas novidades, inovações e tendências relevantes para toda a cadeia de abastecimento.

No evento, a Danone esteve presente com suas marcas. Durante os quatro dias de evento, o estande recebeu consumidores e clientes para apresentar e fechar negócios. Destaque para a YoPRO, bebida líder no segmento de proteicos, com uma ativação na qual as pessoas podiam tirar fotos levantando halteres. Além disso, a empresa mostrou o PICOS DANONE (Picture of Success), modelo de execução em ponto de venda que pode impulsionar o sellout e o crescimento das categorias. Esses dois destaques garantiram à Danone o prêmio POPAI APAS Show 2022 como 3ª melhor ativação em estande de grande porte.

Além de YoPRO, outras marcas estamparam as paredes do estande, como Activia, Danoninho e iogurtes da Danone. As marcas de nutrição especializada para os segmentos infantil (Milnutri, Aptamil e Aptanutri) e adulto (Nutridrink) também apareceram e, para completar o portfólio, a Bonafont também esteve presente. Veja os números resultantes da participação no evento:

– Mais de mil visitantes no estande por dia

– Mais de 40 reuniões comerciais agendadas

– Mais de 50 reuniões comerciais espontâneas

– Mais de 20 acordos para testar o PICOS em algum projeto Danone junto aos clientes

No pós-evento, o foco passa a ser a execução e os testes do PICOS com os clientes, bem como treinar clientes adicionais no mesmo modelo.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui e visite o site oficial.