Quem está tentando mudar hábitos alimentares costuma se preocupar com várias características dos produtos que consome. Veja aspectos importantes para esses consumidores
Você já viu aqui que existem pessoas preocupadas com um estilo de vida mais saudável e que elas estão atentas aos hábitos alimentares. No entanto, esse grupo não presta atenção apenas às informações nutricionais dos produtos que consomem.
Marca conhecida
Segundo estudos internos da Danone, a marca importa: ser o “escolhido da família” é o fator que mais contribui para o aumento do consumo de um produto. 25% dos consumidores de bebidas à base de soja, por exemplo, não abrem mão de comprar sua marca favorita independentemente do preço, e outros 57% têm um grupo de marcas preferidas e selecionam, entre elas, a que está com menor preço ou em promoção no momento. Isso significa que 82% das pessoas não estão dispostas a comprar uma marca diferente das habituais – essa preferência é a mesma que aparece entre consumidores de refrigerantes.
Mesmo na categoria com a maior proporção de pessoas que não se importam com a marca – água com gás –, um total de 69% dos consumidores compra sempre da mesma marca ou de alguma das favoritas, mesmo que existam alternativas com menor preço.
Embalagens
A percepção de que uma embalagem é mais saudável pode pesar na hora da compra, assim como o entendimento de que a embalagem garante melhor sabor ao produto e de que não agride o meio ambiente, por ser reciclável ou reutilizável, faz com que o produto ganhe pontos entre consumidores desse perfil. Nesse perfil, 62% dos consumidores entendem que embalagens de vidro são as mais saudáveis, seguidas pelas caixinhas Tetra Pak. O vidro lidera pela manutenção do sabor; por sua vez, a Tetra Pak causa menos poluição, tem pouca chance de contaminação e não deixar entrar luz, o que ajudaria a preservar o produto.
Comportamentos do consumidor saudável – principais aprendizados*
– As pessoas entendem que há 3 pilares para ser saudável: os aspectos físicos (cuidar do corpo e da alimentação), os aspectos mentais (buscar a felicidade) e os aspectos sociais (cultivar boas relações interpessoais).
– Embora os três pilares sejam considerados importantes, o físico é o menos valorizado entre as pessoas que participaram do estudo interno.
– A busca por equilíbrio não se restringe a uma alimentação balanceada. A preocupação com o equilíbrio também importa na balança entre bem-estar físico e bem-estar mental, e entre vida pessoal e vida profissional.
– 48% das pessoas dizem se alimentar de forma saudável, mas mesmo entre os outros 52% existe a preocupação com quais alimentos e bebidas consomem.
– Essas pessoas procuram por produtos com vitaminas e ingredientes que fazem bem à saúde, como probióticos. Por outro lado, procuram reduzir o consumo de ingredientes que fazem mal.
– Entendem que ainda é difícil encontrar produtos saudáveis em qualquer lugar. No entanto, isso não os impede de procurar se alimentar de maneira saudável mesmo fora de casa.
– Esse tipo de consumidor está disposto a pagar mais por produtos que atendem suas demandas nutricionais.
*Estudo interno, online, com cerca de 980 pessoas de todo o país (homens e mulheres acima de 18 anos).
Tenha essas informações em mente ao planejar a disposição das gôndolas de produtos saudáveis na sua loja. Não se esqueça da dupla exposição dos produtos que podem aparecer em mais de um lugar e, sempre que possível, aproxime os itens que serão consumidos na mesma ocasião.