As mudanças no perfil do consumidor e a procura por produtos saudáveis contribuem para o cenário
Os produtos saudáveis estão em alta nas prateleiras dos supermercados. Em 2018, estudos internos sobre o mercado já indicavam novos hábitos do consumidor, que então se mostrava atento ao consumo dos produtos com apelo saudável, não só para emagrecimento, mas também com foco na saúde e nos cuidados com o organismo.
Com base nos resultados, já era possível ver os indícios de uma migração do consumo de produtos light para os mais recentes no mercado, a categoria zero lactose. E o conceito LacFree continuou se fortalecendo nos últimos anos! Esses produtos possuem uma maior taxa de aceitação mesmo para quem não é intolerante à lactose e foram apontados pelos próprios consumidores como diferenciados e mais positivos para a saúde.
Por ser a categoria mais procurada, ganha um espaço especial nas gôndolas do supermercado, o que ajuda a atrair e facilitar o processo de identificação e compra do consumidor. A divisão saudável, antes destinada aos produtos light, agora apresenta uma maior parcela de produtos zero, que também incluem zero adição de açúcares, zero gorduras, entre outros.
De acordo com a avaliação do próprio mercado de produção de lácteos, os produtos zero lactose possuem valores de 30% a até 100% maiores que os convencionais – devido ao seu processo de produção. Porém, o novo consumidor mais consciente se demonstra disposto a pagar mais caro por produtos percebidos como mais nutritivos e menos calóricos.
Pensando nessa tendência, você pode organizar sua gôndola e prateleira com destaque para esses produtos, readequando as bebidas e os iogurtes. Que tal usar nossa ferramenta para entender e desenhar seu planograma?
Referências:
Mindminners | Portal Notícias Agrícolas