Desnatado, semidesnatado e integral: quais as diferenças?

Desnatado, semidesnatado e integral: quais as diferenças?

O leite é um alimento muito importante para a nutrição humana: é contém cálcio, proteínas, aminoácidos, gorduras essenciais e vitaminas (A, D, B1 e B2), além de minerais.

Apesar de estar presente no dia a dia e em mais de uma refeição, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre as versões desnatada, semidesnatada e integral – não somente para leites, mas também para os iogurtes.

A principal diferença entre os três tipos de leites e iogurtes encontrados no mercado diz respeito ao teor de gordura encontrado em cada um.

Leia a seguir para entender melhor.

Leite integral: apresenta a gordura em uma proporção de 3%, o maior teor entre os três tipos. A vantagem é que as vitaminas A e D, que são lipossolúveis, ficam preservadas. Estima-se que o consumo de um copo de 200 ml tenha 120 calorias.

Leite semidesnatado: entre 0,6 e 2,9% de gordura. Um copo de 200 ml soma 85 calorias. 

Leite desnatado: possui menos de 0,5% de gordura. Um copo de 200 ml tem 60 calorias. A desvantagem é que, nessa versão, perdem-se as vitaminas A e D, que, por orientação do Ministério da Saúde, são acrescentadas à bebida.

Afinal, qual leite é indicado?

O leite integral é o mais indicado para a população em geral, pois preserva mais as vitaminas. Se você não tem recomendação médica para consumir o semidesnatado ou o desnatado e está com a saúde em dia (sem problemas cardiovasculares nem colesterol alto e tem uma dieta equilibrada), não há motivo para não tomar o leite integral.

Em relação ao cálcio, não há diferenças significativas nas quantidades quando comparamos os leites integral, desnatado e semidesnatado. O importante, nesse caso, é consumir algum tipo de leite, pois o cálcio é fundamental para manter a saúde dos ossos, especialmente depois dos 30 anos. 

Para suprir as necessidades diárias de cálcio, segundo a OMS o ideal é consumir três porções de lácteos por dia. Recomenda-se que essas porções tenham uma variedade de alimentos lácteos, como, por exemplo, o consumo de um copo de leite, de uma fatia de queijo (50 g) ou de uma porção de iogurte.

E o iogurte? 

Apesar de também conter proteínas, o iogurte pode, em alguns casos, ser adicionado de açúcar, conferindo a ele mais sabor. O consumo de sacarose em excesso pode ser prejudicial ao organismo e por isso, uma dieta equilibrada deve ser sempre seguida com orientação do profissional de saúde.

Referências


Saúde Abril e Viva Bem.

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments