Flexitarianismo: conheça o seu cliente para melhor atendê-lo

Flexitarianismo: conheça o seu cliente para melhor atendê-lo

A busca por uma alimentação saudável está sempre vinculada à prevenção de doenças. No entanto, o papel de qualquer dieta é promover bem-estar físico, mental e social.

De acordo com estudos recentes, além de benefícios à saúde das pessoas, a alimentação baseada no consumo de mais alimentos à base de plantas e menos alimentos de origem animal favorece o meio ambiente.

Nesse contexto, até 2050, as refeições com frutas, vegetais, nozes e legumes deve dobrar, e o consumo de alimentos como carne vermelha e açúcar terá que ser reduzido em mais de 50%. Confirmando essa tendência, dados da Euromonitor, empresa de pesquisa no setor alimentício, mostram que 42% do consumo de produtos plant based, de origem vegetal, é composto por flexitarianos – isso é, pessoas que comem carne, mas gostam de explorar as opções vegetarianas.

Seja por questões socioeconômicas, questões relacionadas à saúde, à situação socioeconômica, aos animais ou à sustentabilidade, segundo pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope, o consumo de carne no Brasil tem diminuído ano após ano. Hoje cada vez mais pessoas se tornam flexitarianos, priorizando vegetais, mas não excluindo totalmente a carne do cardápio.

Como já se sabe, conhecer o seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Seguem dicas para aproveitar na sua loja:

  • Posicione alimentos de origem vegetal de forma estratégica. Eles podem aparecer na área reservada aos produtos saudáveis, com outra exposição próxima aos produtos de origem animal aos quais estão relacionados.
  • Bebidas vegetais são muito bem recebidas pelos flexitarianos. Existem muitos tipos, com base em diferentes vegetais. Saiba mais.

Fontes: Abras, Euromonitor, Kantar Ibope e Relatório Sumário da Comissão EAT-Lancet.

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