Com as lojas movimentadas e o 13º salário no bolso do consumidor, a época das festas costuma ser acompanhada de uma alta nas vendas e no faturamento.
Crescimento de até 12% em relação ao primeiro semestre de 2022: essa é a projeção da Associação Brasileira do Varejo para o período de julho a dezembro. O incremento é causado pelas festas de fim de ano, em que as pessoas costumam se reunir e trocar presentes, além da Copa do Mundo, que em 2022 será disputada em novembro e dezembro.
Também contribuem o fim das medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19, que vai permitir maior circulação nas lojas e mais reuniões familiares em relação ao mesmo período do ano passado, e o recebimento do décimo terceiro salário.
Você pode aproveitar as lojas naturalmente mais cheias no final do ano. Como o shopper já está no seu ponto de venda, algumas dicas podem potencializar ainda mais o comércio:
– Evite rupturas. Planejar o estoque é fundamental para evitar que o cliente se frustre ao não encontrar algum produto. Veja os dados de vendas do mesmo período nos anos anteriores para estudar o que vende mais e o que vende menos nessa época.
– Agrupe os produtos por ocasião de consumo. Facilite a vida do shopper que vai à loja para comprar os ingredientes para a ceia de Natal: aproxime os itens necessários, sem esquecer das bebidas e da sobremesa. Você também pode oferecer cestas prontas com os produtos necessários para cada receita.
– Invista na decoração. Pode dar trabalho substituir a decoração da Copa para a decoração de Natal em poucos dias, mas fazer isso de maneira estratégica ajuda a destacar os produtos mais procurados em cada ocasião – e até ajudar aquele shopper mais distraído a se lembrar da data.
– É a hora de promocionar. Como as pessoas devem se reunir, uma boa pedida é criar os packs promocionais do tipo “leve três, pague dois”. Dessa forma, o shopper leva mais do produto e não há confusão sobre o preço real. Você pode ver mais aqui.
Lembre-se de que, apesar de os produtos específicos dessas datas representarem a maior parte do crescimento, as pessoas continuam precisando fazer as compras do dia a dia. Não descuide da organização da sua loja para os produtos cotidianos.
Fontes: CNN Brasil e Casa Magalhães.