Para atrair e fidelizar o consumidor, é preciso implementar e monitorar de perto as estratégias de marketing no PDV. Veja como extrair o potencial máximo de sua loja.
Recentemente, abordamos aqui no portal dicas de como aproveitar os “pontos quentes” da gôndola de iogurtes seguindo o perfil do shopper. A fase de entender e desenhar o planograma com as melhores estratégias para o PDV é muito importante, mas saber como colocá-las em prática e como monitorar os resultados também é essencial.
Veja algumas etapas que você pode considerar ao aplicar o seu planograma no ponto de venda:
Quando implementar a estratégia?
Depois de desenhar o seu planograma, é fundamental criar um cronograma de datas com auxílio dos promotores para garantir a mudança na gôndola de forma tranquila e estratégica.
Algumas épocas do mês são mais complexas, por isso é interessante tê-las sempre no radar para evitar interferências em sua ação. Início e final do mês, sextas-feiras, fins de semana, feriados e dias de inventário são períodos que devem ser evitados.
Assim como há datas que requerem atenção, há também horários mais indicados para fazer essa virada em sua loja. Geralmente, o momento ideal é antes do estabelecimento abrir ou logo no começo do dia, quando o movimento de clientes é um pouco menor.
Como preparar a sua loja para seguir o planograma?
Para facilitar o processo, não abasteça a gôndola no dia anterior, apenas frenteie. É também um bom momento para higienizar as gôndolas. Em caso de ruptura de algum item, substitua por um produto do mesmo segmento e fique atento para garantir o abastecimento dos que estavam em falta no dia. Garanta que a sua equipe esteja pronta e ciente da tarefa com antecedência.
Monitoramento dos resultados e efetividade
Toda mudança requer um tempo para adaptação – e com a virada de loja não é diferente. Em geral, são três meses para o shopper se acostumar com a nova disposição dos produtos na gôndola. É fundamental que, nesse processo de implementação das estratégias, as escolhas do cliente sejam priorizadas. Assim, é possível garantir uma experiência satisfatória, que levará à fidelização e à repetição de compra no estabelecimento.
Com uma estratégia bem executada e um acompanhamento contínuo é possível aumentar ainda mais suas vendas e evitar as perdas (tão nocivas para a lucratividade do negócio), garantindo pedidos mais assertivos e com as quantidades adequadas para a sua operação.
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