Saúde na farmácia: quais são as oportunidades para o negócio?

Saúde na farmácia: quais são as oportunidades para o negócio?

O conceito de que farmácia vende somente medicamentos ficou no passado. Hoje, as pequenas e grandes redes têm disponível todo o sortimento de produtos destinados ao bem-estar físico, mental e estético. 

Manter uma farmácia abastecida com uma diversidade de soluções para os clientes inclui investir em produtos para a nutrição infantil, atletas e idosos. A iniciativa abre oportunidade de ganhos incrementais, já que hoje esses produtos são vendidos majoritariamente em lojas especializadas. 

A Danone tem o compromisso com a boa nutrição e acredita que a saúde das pessoas também está nas prateleiras das farmácias, com seus nutracêuticos para todas as idades. Por essa razão, investimos em pesquisas e soluções inovadoras, a fim de oferecer soluções nutricionais para todos os momentos da vida.

Conheça algumas oportunidades para incrementar a venda nas farmácias com a linha Danone.

Produtos da linha Farma

Temos dois grupos distintos de produtos que se destacam: os que podem ser promocionados e os que não podem ser comunicados diretamente ao shopper – movidos à prescrição e comunicados exclusivamente aos profissionais de saúde. 

Dentro do portfólio de nutrição infantil, existem restrições legais para a comercialização de produtos destinados a lactentes, mas as demais marcas podem ser exibidas em vitrines atraentes. A Danone aposta muito na marca Aptanutri, a fórmula infantil da Danone, especialmente desenvolvida para as crianças brasileiras a partir de 1 ano.

Para a nutrição adulta, produtos como Nutridrink são formulados para a saúde e bem-estar da nova geração 5. 

Já na categoria de produtos para praticantes de exercício, o YoPro se destaca como UHT Proteico. Somente no último ano, aumentou em 60% a sua participação na venda dentro da categoria e não precisa ser conservado em refrigeração, além de ter excelente desempenho no canal quando exibido na geladeira, pela conveniência e possibilidade de consumo imediato. Com essa estratégia, o produto vem crescendo muito no canal Farma.

Como atingir o shopper: online e presencial

O shopper hoje já é multicanal. Por isso, a Danone tem explorado o portfólio completo no online, mas também há produtos que precisam ser promocionados, comunicados e impulsionados nas lojas e acabam tendo ainda mais oportunidades neste canal. 

Nos pontos físicos, algumas estratégias podem auxiliar na venda de produtos Farma:

Cross-category: a ideia é usar itens que, apesar de, aparentemente, não terem o mesmo objetivo final, se complementam perfeitamente, como um terminal de produtos saudáveis. Dessa forma, é possível estimular o desejo de compra, trazendo mais conveniência e praticidade para o cliente. 

Check-out:  quando expostos perto dos caixas ou na área de filas, produtos pequenos e fáceis de carregar são comprados sem muita reflexão – inclusive em gôndolas refrigeradas.

Venda consultiva: Buscando levar conhecimento sobre saúde por meio da nutrição e para o maior número de pessoas, o Clube do Saber é uma plataforma voltada exclusivamente para balconistas e farmacêuticos que oferece capacitações de acordo com o perfil do profissional. Para isso, disponibilizamos conteúdos técnico-científicos multimídia para munir as equipes de conhecimento e treiná-las para que o atendimento sobre nutrição seja consultivo.

Também existem oportunidades para explorar produtos de necessidades especiais nas lojas virtuais do canal Farma. Essa iniciativa abre uma imensa oportunidade de ganhos incrementais, já que hoje esses produtos são vendidos majoritariamente em lojas especializadas. Assim, o e-commerce seguirá crescendo no Brasil e ampliando cada vez mais o sortimento de produtos e serviços.

Referências

ABCFarma e Guia da Fármacia

Importante:
O Ministério da Saúde informa: o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Os produtos mencionados não contêm glúten. Leia sempre o rótulo antes de consumir.

Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista.

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