Pesquisa aponta que 38% dos consumidores pretendem mesclar as compras em canais físicos e digitais durante a Black Friday 2021. Dado mostra retomada gradual das compras em lojas físicas.
Considerada uma das principais datas promocionais do comércio, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos, quando policiais da Filadélfia rotularam como “sexta-feira negra” o dia de trabalho redobrado causado pelo caos no comércio após o Dia de Ação de Graças. Como o feriado acontece sempre em uma quinta-feira, as pessoas geralmente estão de folga na sexta-feira seguinte e as lojas aproveitam para faturar mais com saldões e descontos, limpando o estoque antes de se preparar para o período do Natal.
Hoje, a Black Friday está consolidada no Brasil e movimenta diversos setores da economia. A cada ano, os supermercados se envolvem mais nessa campanha. As ações físicas da Black Friday foram bastante restritas em 2020 por conta da pandemia, mas a expectativa é que 2021 marque uma retomada: uma pesquisa conduzida pelo UOL em parceria com a MindMiners aponta que 38% dos consumidores pretendem mesclar as compras em canais físicos e digitais durante a Black Friday este ano e 15% pretendem comprar apenas nos físicos – alta de quatro pontos em relação a ano anterior.
Para aproveitar as oportunidades que a Black Friday proporciona, o seu ponto de venda precisa estar preparado para a campanha. A seguir, listamos algumas dicas que ajudarão a aumentar as suas vendas no período. Confira!
Planeje a sua campanha
A Black Friday é conhecida pelos descontos vantajosos que oferece aos consumidores. Por isso, para que o seu PDV seja competitivo, é importante planejar uma campanha com boas promoções, lembrando que essas vantagens precisam ser reais. Boa parte dos clientes acompanha o preço dos produtos e consegue identificar falsos descontos.
Negocie com os seus fornecedores, analise o perfil dos clientes e a rotatividade dos produtos em sua loja e lembre-se de que não é só com preço mais baixo que se faz uma promoção. Com essas informações, é possível projetar uma campanha estratégica assertiva para a Black Friday.
Ambientação
O seu PDV precisa entrar no clima da Black Friday. Pense em uma decoração especial para a data, com balões, banners personalizados e faixas que possam destacar os descontos em cada departamento. Isso facilita a experiência do cliente, que terá acesso às informações da campanha assim que entrar na sua loja.
Estoque abastecido
A Black Friday é uma data com um volume de compra muito alto em diversos departamentos. Por isso, é importante manter o estoque bem equipado. Além de garantir uma boa quantidade dos itens em promoção, não deixe de manter toda a loja bem abastecida, pois nesse período é comum os clientes acabarem comprando também produtos que não fazem parte da campanha.
Atendimento de qualidade
Com o maior movimento na loja, é comum aumentar também a demanda do atendimento. Dúvidas sobre as ações promocionais, limitações de compra por cliente e formas de pagamento certamente vão surgir. Prepare a sua equipe para a data, garanta que todos tenham acesso às principais informações sobre a Black Friday e engaje os colaboradores para que eles ofereçam um atendimento de qualidade. Isso certamente ajudará a aumentar suas vendas. Quer continuar acompanhando dicas sobre gestão de PDV? Então, veja em nosso blog o post que explica porque os varejistas devem investir em materiais de ponto de venda.