O retorno do consumidor às lojas físicas não significa abandonar as tecnologias que ajudaram o varejo na época de isolamento. Entenda
Não é porque o shopper está de volta aos corredores dos mercados que as ferramentas digitais ficam de lado. Na verdade, o uso da tecnologia e do e-commerce cresceu muito durante a pandemia com uma conexão do shopper dentro da loja, e é mais importante do que nunca no varejo e pode auxiliar em várias frentes. Veja como:
Ferramentas de gestão
– Entender o que o shopper busca na sua loja pode auxiliar no sortimento – isso é, na escolha de quais produtos devem ter estoques maiores ou menores de acordo com o que tem mais saída no seu ponto de venda. Você pode acessar a ferramenta de sortimento do Portal GC clicando aqui. Entender o sortimento ajuda também a evitar rupturas, que geram a perda daquela compra e podem dificultar a fidelização do cliente.
– Saber por onde o shopper costuma trafegar dentro do seu PDV significa compreender quais são os melhores lugares para posicionar cada produto. Você pode ler mais sobre planograma e encontrar a ferramenta do Portal GC para isso clicando aqui.
– Ter informações confiáveis e em tempo real sobre suas vendas também ajuda a elaborar a precificação de maneira mais precisa. Na publicação que fizemos em Novembro de 2021 sobre precificação, você pode entender melhor o conceito e as diferenças entre margem e markup.
Comportamento do cliente
– Mesmo com menos restrições de circulação, 47% dos consumidores usam canais digitais para comprar alimentos, segundo dados do estudo Varejo de alimentos: as seis grandes tendências para o setor em 2022 e nos próximos anos, da McKinsey. Ainda de acordo com essa pesquisa, a frequência de consumidores omnicanal foi 1,5 vezes maior em 2021 do que em 2020, e os gastos anuais são 2 a 3 vezes maiores.
– Segundo a pesquisa Global Insights, da Experian, 87% dos brasileiros confiam nos aplicativos de e-commerce, porcentagem idêntica à de brasileiros que confiam em carteiras digitais. Entre as vantagens, apontam a velocidade, a segurança e a possibilidade de usar essas ferramentas para fazer compras online e offline. Esses recursos e comportamentos ajudam a monitorar dados que podem ser usados para melhorar a experiência do cliente. Avalie as informações que você já tem em mãos e descubra como usá-las a seu favor em seu PDV.