Valor agregado: entenda como ele impulsiona as vendas no varejo

Valor agregado: entenda como ele impulsiona as vendas no varejo

Benefício que extrapola a necessidade básica do shopper surpreende e amplia as chances de compra e fidelização.

Quem atua no varejo certamente já ouviu falar sobre valor agregado. Apesar de ser um termo comum, muitas pessoas acabam confundindo com o valor percebido – estratégia bastante utilizada no mercado, que ajuda o cliente a perceber o custo-benefício de um produto ou serviço.

Já o valor agregado envolve todos os ganhos que um consumidor recebe além do que foi comprado. Essa estratégia pode estar presente, por exemplo, em um bom atendimento, no pós-venda de qualidade ou em uma embalagem diferenciada.

São pontos que impactam positivamente a experiência de compra do cliente, por isso devem ser aplicados a todos os segmentos.

Para te ajudar a entender como utilizar o valor agregado no varejo, reunimos algumas dicas práticas. Confira!

Conheça o perfil e o comportamento do consumidor

O primeiro passo tem a ver com o seu conhecimento sobre o perfil e o comportamento de seus consumidores.

Oferecer o produto certo no lugar certo auxilia o shopper no seu processo de compra, o que gera mais vendas, aumenta o ticket médio e fideliza o cliente. Então, estude seu público e liste ações e incrementos que possam despertar o interesse dele.

Por exemplo, para supermercados que queiram aplicar o valor agregado à categoria de iogurtes, uma dica seria montar packs promocionais com diferentes produtos de uma mesma linha e/ou incluir um brinde. Outra forma mais fácil de incentivar valor agregado é promover segmentos que tragam benefícios diferentes e mais atrativos ao shopper, como atualmente temos em Proteínas, Funcionais e Zero Lactose, por meio de aumento de espaço, execução exemplar e ações por meio de ferramentas como o CRM.

Todas as categorias possuem segmentos/marcas que entregam valor agregado a partir de diferenciais de produto — e isso abre a oportunidade para trazer incremento de rentabilidade e margem para o varejista. Diferenciar seu sortimento e ter a clareza de como executá-lo pode trazer ganhos até então não mapeados e surpreender o resultado positivamente.

Ainda sobre a categoria de iogurtes, você pode conhecer mais sobre os comportamentos e hábitos do shopper acessando o nosso Tool Kit PDV, que reúne dicas de como explorar de forma estratégica as oportunidades presentes no seu ponto de venda.

Atendimento de excelência

Um relacionamento transparente, rápido e conclusivo certamente agrega valor a qualquer produto ou serviço. No varejo alimentício, não é diferente.

Por mais que o shopper tenha autonomia para realizar todo o processo de compra na loja sem necessariamente ser atendido por alguém, é importante que, quando esse serviço for acionado, a experiência do consumidor seja a melhor possível.

Sendo assim, treine sua equipe para oferecer um atendimento de excelência, dos repositores aos caixas. Dessa maneira, o supermercado terá no serviço um valor agregado, ação que certamente irá trazer impactos positivos nas vendas de forma geral.

Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre varejo, confira em nosso blog o PICOS Danone, um modelo que ajudará a impulsionar as categorias de atuação Danone em seu PDV.

Fonte: Serasa Experian

Compartilhe:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments