Copa do Mundo: confira dicas para aproveitar a data e impulsionar suas vendas nos supermercados

Copa do Mundo: confira dicas para aproveitar a data e impulsionar suas vendas nos supermercados

O PDV pode entrar no clima do evento e aproveitar a ocasião para ampliar o faturamento e chamar atenção dos consumidores, que estarão na torcida pela seleção.

Você já viu, aqui no Portal GC, outras dicas sobre como aproveitar datas especiais para aumentar as vendas na sua loja: volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Black Friday

Mas não são apenas as ocasiões anuais que podem ter esse efeito. A cada quatro anos, a Copa do Mundo faz com que as pessoas saiam do trabalho e se reúnam para acompanhar a seleção.

Enquanto o Brasil segue sua jornada em busca do hexa no Catar, o setor de supermercados pode aproveitar as oportunidades trazidas pelo evento para ampliar seu faturamento. Segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), as vendas do final de ano devem aumentar 8,5% em relação ao ano passado – o dado leva em conta a projeção até o final do ano. E em 2022 ainda há o incremento gerado pela Copa do Mundo entre meados de novembro e meados de dezembro.

Para efeito de comparação, também segundo a Amis, o crescimento de 2019 em relação a 2018 (quando a Copa foi disputada no meio do ano) no mesmo período foi de 3,5%.

Veja o que você pode fazer para aproveitar o clima da copa na sua loja:

Invista na decoração. O verde e amarelo da seleção canarinho não podem faltar, assim como, por exemplo bolas, troféus, uniformes dos funcionários e bandeiras dos outros países participantes. Criar o clima do evento ajuda o consumidor a se lembrar dos planos que tem para os dias em que o Brasil joga e do que precisa comprar para a ocasião – seja um churrasco com os amigos ou um almoço mais rápido. Mas fique atento: alguns elementos, como a bola, os uniformes das seleções, emblemas das confederações e até algumas expressões são de uso exclusivo dos patrocinadores oficiais do evento! Opte sempre por elementos genéricos, para não ter problemas com os organizadores.

– Nos dias dos jogos, principalmente nas horas que antecedem o apito inicial do árbitro, vale reforçar o atendimento, seja com número de funcionários, seja com automação. Isso porque as pessoas vão precisar fazer compras de última hora e não estão dispostas a encarar filas que as façam perder alguns minutos do primeiro tempo.

– Fique atento ao calendário da Copa para definir quais devem ser os produtos em destaque na loja. Deixe bem visíveis itens especiais, novos sabores ou edições limitadas. Se o Brasil joga num dia de semana pouco antes ou depois do horário do almoço, produtos que permitam uma refeição e sobremesa práticas facilitam o retorno das pessoas ao expediente. Se a partida é disputada em um final de semana ou termina em um horário em que as pessoas não vão retornar ao trabalho, cerveja e produtos para churrasco são a melhor pedida.

-Para impulsionar a venda de determinadas categorias, uma boa dica é preparar tabloides e outras comunicações visuais na loja e ao redor dela, para destacar os produtos que costumam sair mais nesta época.

Evite rupturas. As vendas no período da Copa podem ser diferentes do planejado para o período e o seu estoque pode ficar desfalcado. Aqui no Portal GC você encontra ferramentas que te ajudam a não deixar que nada falte no seu ponto de venda.

Os três jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa são contra a Sérvia, às 16h do dia 24/11 (quinta-feira), contra a Suíça, às 13h do dia 28/11 (uma segunda-feira), e contra Camarões, em 2/12 (sexta-feira) às 16h. Depois disso, as datas dependem dos resultados e do quanto a seleção vai conseguir avançar. A final está marcada para domingo, 18/12, às 12h.

Fontes: Supervarejo, Getway e O Tempo.

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