A reinvenção do Hortifruti

A reinvenção do Hortifruti

Em cenário desafiador no mercado doméstico, setor encontra espaço para crescer com pedidos online

Inflação, desemprego, restrições de circulação de pessoas: 2021 não foi um ano fácil. Para o setor de hortifruti, parte da saída foi aproveitar o dólar alto e partir para as exportações com faturamento recorde; no mercado doméstico, o aumento dos preços e a diminuição da renda dos consumidores dificultaram desempenho parecido. No entanto, uma forma de comprar esses produtos conseguiu destaque: o e-commerce.

Segundo uma pesquisa feita pela Linx, empresa de tecnologia para varejo, e pela Mercadapp, plataforma de e-commerce para mercados, frutas e legumes lideram o número de pedidos online em supermercados – foram mais de 550 mil entre março de 2020 e julho de 2021. Isso aponta uma tendência que parece ter sido acelerada pela pandemia: o consumidor que prefere a comodidade de receber suas compras em casa.

Esses dados indicam também uma outra tendência: o crescimento do perfil de consumidor mais interessado na manutenção da própria saúde. Como você pode ver aqui, esse perfil que prioriza hábitos saudáveis está atento à alimentação, e frutas, legumes e verduras ocupam parte importante de seu prato. Essa importância do hortifruti foi antecipada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), que já havia designado 2021 como o “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”, prevendo essa preocupação maior com a saúde e o bem-estar no ano seguinte àquele em que a COVID-19 se tornou pandêmica.

Unindo os dois insights, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou, em outubro, o primeiro Pão de Açúcar Fresh, modelo de loja de tamanho intermediário (menor que o convencional, mas maior do que as Minuto Pão de Açúcar) que dá mais espaço para alimentos frescos e saudáveis. São lojas físicas que apostam numa retomada do consumo com o retorno à circulação normal de pessoas, mas que também viabilizam compras por WhatsApp ou pela plataforma James, com o delivery de produtos fresquinhos na casa do consumidor.

Para entender melhor como é possível aproveitar esse novo tipo de consumo, conte com o Portal GC. Você encontra dicas sobre canais digitais aqui, e já falamos sobre produtos para consumidores preocupados com a saúde aqui e aqui.

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