Sortimento para ganhar em nichos de mercado

Sortimento para ganhar em nichos de mercado

Em 2030, uma em cada seis pessoas terá 60 anos ou mais. A população mundial está envelhecendo mais rapidamente do que no passado. Na América Latina e no Caribe, a transição demográfica está ocorrendo de forma ainda mais acelerada, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde.

A mudança no perfil da população colocou em evidência um grupo de consumidores até então desconsiderado por muitas empresas: a terceira idade. A “economia prateada” ou “economia da longevidade” abrange os produtos e serviços voltados para o público idoso. E esse grupo é bem interessante para o mercado lácteo.

Em termos de consumo de lácteos, a população idosa se destaca por ter um nível médio de consumo maior de leite e seus derivados. Aliado ao maior consumo, soma-se o padrão de renda mais estável e confortável, tornando-se um importante nicho a ser monitorado.

O fato é que os novos integrantes da terceira idade buscam, cada vez mais, produtos para ter maior longevidade e qualidade de vida. Neste sentido, não somente os iogurtes, mas também o leite e outros derivados, podem ser um grande aliado na alimentação desse público.

Quais tipos de produtos podem atrair a terceira idade?

Para atender a públicos específicos como a terceira idade, é importante investir no sortimento de produtos. Isso consiste em definir a quantidade de itens para a categoria, oferecendo aos clientes uma maior variedade e a percepção de que o estabelecimento está pronto para atender às suas necessidades.

Como exemplos, temos os leites com maior teor cálcio, vitaminas e minerais, até produtos formulados em snacks proteicos, antes restritos às academias, mas que agora começam a atender também aos idosos. 

Visitando algumas redes de farmácias, também é possível ver o surgimento de uma gama de produtos alimentares desenvolvidos com foco especial na terceira idade.

Veja algumas opções que podem estar presentes na sua gôndola para atrair a esse nicho:

Suplementos nutricionais para 60+: Nutridrink Protein Advanced, que contribui para a saúde muscular e para a alimentação de pessoas com necessidades proteicas elevadas.

Corpus é um iogurte que proporciona uma escolha saudável com a leveza de um produto zero sem perder o sabor.

YoPRO: 15g ou 25g de proteínas de alto valor biológico em iogurtes e bebidas lácteas.

Silk: É uma bebida vegetal, naturalmente livre de lactose, que pode ser consumida tanto por quem possui intolerância à lactose, como por quem não possui.

Outros nichos de mercado que podem ser explorados: intolerantes à lactose, atletas, vegetarianos, flexitarianos, crianças e jovens.

Referências

Organização Pan-Americana de Saúde e Milk Point

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