O que aconteceu com o varejo em 2021?

O que aconteceu com o varejo em 2021?

Contexto repleto de situações desafiadoras graças às fases distintas da pandemia, da inflação e do desemprego criaram um cenário incomum para o consumo. Veja como isso afetou o ano do mercado varejista.

A continuidade da pandemia e da crise econômica, cujas características mudaram ao longo do ano, desencadearam mudanças também no consumidor. O ano começou com uma nova onda de COVID-19 e maiores restrições, a renda média ficou menor a partir de junho e o desemprego cresceu. Além disso, a inflação chegou a dois dígitos em produtos como açúcar, ovos, carnes e café.

Mudança de marca

Segundo dados da ABRAS, essas dificuldades fizeram com que muitos consumidores trocassem as marcas que consomem por marcas mais baratas e que varejistas apostassem em marcas próprias. Em categorias que são consideradas commodities, as marcas de preço mais acessível ganharam uma fatia do mercado que antes estava reservado às marcas premium ou de preço mediano.

Em outras categorias, o efeito ampulheta se fez presente – isso é, crescimento dos produtos premium e de preço baixo, encolhendo o mercado dos de preço médio. Esse fenômeno aconteceu com iogurtes, conforme tabelas abaixo.

TIER MÉDIO – IOGURTES

202045,2%
202144,8%

Já as marcas premium sentiram o efeito inverso, com crescimento. Veja:

MARCAS PREMIUM

202036,9%
202137,7%

Alguns segmentos se comportaram de maneira distinta, com as marcas de preço médio mantendo uma proporção maior do mercado. Entre os leites, produtos de valor médio tinham 91,9% do mercado em 2020 e passaram a ter 91,6% em 2021. Essa variação foi compensada por um aumento discreto do mercado dos produtos premium.

Essas mudanças reforçam a importância de algumas coisas:

– Entender o seu público-alvo é a melhor maneira de atrair sua atenção, de acordo com os produtos que têm maior saída na sua loja.

– Com a inflação mais alta, as pessoas tendem a concentrar as compras no começo do mês. Fique atento aos desafios logísticos dessa demanda maior em alguns dias e evite rupturas. – Enquanto os consumidores também prestam maior atenção a o quê, onde e como compram, pensar em maneiras criativas de fazer promoções pode ser uma alternativa interessante para fidelizar os clientes.

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