Copa do Mundo: confira dicas para aproveitar a data e impulsionar suas vendas nos supermercados

Copa do Mundo: confira dicas para aproveitar a data e impulsionar suas vendas nos supermercados

O PDV pode entrar no clima do evento e aproveitar a ocasião para ampliar o faturamento e chamar atenção dos consumidores, que estarão na torcida pela seleção.

Você já viu, aqui no Portal GC, outras dicas sobre como aproveitar datas especiais para aumentar as vendas na sua loja: volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Black Friday

Mas não são apenas as ocasiões anuais que podem ter esse efeito. A cada quatro anos, a Copa do Mundo faz com que as pessoas saiam do trabalho e se reúnam para acompanhar a seleção.

Enquanto o Brasil segue sua jornada em busca do hexa no Catar, o setor de supermercados pode aproveitar as oportunidades trazidas pelo evento para ampliar seu faturamento. Segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), as vendas do final de ano devem aumentar 8,5% em relação ao ano passado – o dado leva em conta a projeção até o final do ano. E em 2022 ainda há o incremento gerado pela Copa do Mundo entre meados de novembro e meados de dezembro.

Para efeito de comparação, também segundo a Amis, o crescimento de 2019 em relação a 2018 (quando a Copa foi disputada no meio do ano) no mesmo período foi de 3,5%.

Veja o que você pode fazer para aproveitar o clima da copa na sua loja:

Invista na decoração. O verde e amarelo da seleção canarinho não podem faltar, assim como, por exemplo bolas, troféus, uniformes dos funcionários e bandeiras dos outros países participantes. Criar o clima do evento ajuda o consumidor a se lembrar dos planos que tem para os dias em que o Brasil joga e do que precisa comprar para a ocasião – seja um churrasco com os amigos ou um almoço mais rápido. Mas fique atento: alguns elementos, como a bola, os uniformes das seleções, emblemas das confederações e até algumas expressões são de uso exclusivo dos patrocinadores oficiais do evento! Opte sempre por elementos genéricos, para não ter problemas com os organizadores.

– Nos dias dos jogos, principalmente nas horas que antecedem o apito inicial do árbitro, vale reforçar o atendimento, seja com número de funcionários, seja com automação. Isso porque as pessoas vão precisar fazer compras de última hora e não estão dispostas a encarar filas que as façam perder alguns minutos do primeiro tempo.

– Fique atento ao calendário da Copa para definir quais devem ser os produtos em destaque na loja. Deixe bem visíveis itens especiais, novos sabores ou edições limitadas. Se o Brasil joga num dia de semana pouco antes ou depois do horário do almoço, produtos que permitam uma refeição e sobremesa práticas facilitam o retorno das pessoas ao expediente. Se a partida é disputada em um final de semana ou termina em um horário em que as pessoas não vão retornar ao trabalho, cerveja e produtos para churrasco são a melhor pedida.

-Para impulsionar a venda de determinadas categorias, uma boa dica é preparar tabloides e outras comunicações visuais na loja e ao redor dela, para destacar os produtos que costumam sair mais nesta época.

Evite rupturas. As vendas no período da Copa podem ser diferentes do planejado para o período e o seu estoque pode ficar desfalcado. Aqui no Portal GC você encontra ferramentas que te ajudam a não deixar que nada falte no seu ponto de venda.

Os três jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa são contra a Sérvia, às 16h do dia 24/11 (quinta-feira), contra a Suíça, às 13h do dia 28/11 (uma segunda-feira), e contra Camarões, em 2/12 (sexta-feira) às 16h. Depois disso, as datas dependem dos resultados e do quanto a seleção vai conseguir avançar. A final está marcada para domingo, 18/12, às 12h.

Fontes: Supervarejo, Getway e O Tempo.

Black Friday: oportunidade para renovar os produtos e incrementar as vendas

Black Friday: oportunidade para renovar os produtos e incrementar as vendas

Ações como “Leve 3 e pague 2” ou mesmo “Queima de estoque” podem ser viabilizadas com itens adquiridos nessa época.

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas por lojistas e consumidores. O evento – que proporciona descontos atrativos em diversos produtos – surgiu nos Estados Unidos, após o feriado de “Ação de Graças”, mas já foi incorporado ao calendário brasileiro, na última sexta-feira de novembro. Assim, a data é uma oportunidade para lojistas que desejam renovar a oferta de produtos.

Então, para obter mais competitividade estratégica no mercado, é importante repensar e implementar diversas ações, entre elas a renovação de produtos que pode contribuir para agregar novos consumidores à carteira de clientes.

Ações como “Leve 3 e pague 2” ou mesmo “Descontos a partir de 50%” e descontos progressivos, com preços competitivos, podem ser viabilizadas nessa época. Com isso, é possível “aquecer” ainda mais as vendas, liberar as prateleiras e se preparar para o fim do ano.  

Além disso, esse momento também pode ser uma grande oportunidade para que os supermercados estimulem a penetração de segmentos de valor agregado. Um exemplo de categoria que pode ser bem trabalhada é a de Iogurte, com o segmento de proteicos, o qual ainda apresenta uma penetração baixa no comparativo com demais segmentos.

Black Friday 2022

O consumo nos supermercados deve crescer 9% na Black Friday 2022 em relação ao ano passado. O cálculo faz parte de um estudo elaborado pelo Departamento de Economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience. Segundo dados divulgados no portal da Apas, cerca de 83% dos consumidores aproveitarão a data. Já 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.

Mais da metade dos empresários (56%) espera um crescimento real nas vendas durante a Black Friday. A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, ficando atrás apenas das vendas proporcionadas pelas festas de fim de ano.   

Fonte: Apas

Dia das Crianças: veja como preparar sua loja para aproveitar as oportunidades

Dia das Crianças: veja como preparar sua loja para aproveitar as oportunidades

Ações especiais no PDV atraem atenção dos pais, ajudando a ampliar as vendas durante o período.

As datas comemorativas costumam gerar ótimas oportunidades de vendas para o varejo e com o Dia das Crianças não é diferente. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais, a data deve movimentar neste ano cerca de R$ 13,68 bilhões no comércio.

Os segmentos de brinquedos, roupas e calçados são os mais buscados para presentear no Dia das Crianças. Porém, os supermercados também podem aproveitar esse período para criar ações especiais e atrair mais clientes.

A seguir, separamos algumas ideias de como utilizar o Dia das Crianças para fortalecer as vendas em seu supermercado. Confira!

Invista na ambientação

Sabemos que os adultos são os responsáveis por tomar a decisão de compra dos produtos para seus filhos, mas as crianças também podem influenciar os pais nesse processo. Uma dica para atrair a atenção dos pais nessa data é investir na ambientação da loja. Para impulsionar as vendas da categoria de iogurtes, por exemplo, você pode decorar as geladeiras e os arredores com um tema específico, aproveitando segmentos que têm este consumidor como destino (a categoria de Infantis e Leite Fermentado são ótimas opções).

Essas ações criam uma experiência diferenciada para o shopper, tornando o momento de compra mais leve, característica que pode contribuir para o aumento das vendas no período.

Degustação de produtos

Essa é uma estratégia bastante utilizada nos supermercados e, no Dia das Crianças, pode ganhar ainda mais força. Algumas categorias possuem linhas de produtos desenvolvidos especialmente para o público infantil, uma vez que atendem a rigorosos critérios nutricionais de fabricação. Muitas delas também levam personagens de desenhos animados nas embalagens.

Fazer uma parceria com o seu fornecedor para organizar a degustação desses produtos com os pais durante o mês de outubro certamente vai gerar um impacto expressivo nas vendas. Mas atenção! Existem produtos com regras específicas*, que devem ser estritamente seguidas. Esses produtos não podem participar de ações promocionais que induzam seu consumo ou sua utilização.

Para acompanhar mais dicas de como tornar o seu PDV um sucesso, confira, em nosso portal, as Ferramentas de Negócio que irão facilitar a gestão da categoria de iogurtes em seu dia a dia!

Fonte: Gestão de Clientes/Mercado e Consumo

*Decreto n. 9.579/2018 e demais legislações referentes à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (lei 11.205/06 – NBCAL); Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Resolução Conanda e Conselho de Autorregulamentação Publicitária – CONAR.

Valor agregado: entenda como ele impulsiona as vendas no varejo

Valor agregado: entenda como ele impulsiona as vendas no varejo

Benefício que extrapola a necessidade básica do shopper surpreende e amplia as chances de compra e fidelização.

Quem atua no varejo certamente já ouviu falar sobre valor agregado. Apesar de ser um termo comum, muitas pessoas acabam confundindo com o valor percebido – estratégia bastante utilizada no mercado, que ajuda o cliente a perceber o custo-benefício de um produto ou serviço.

Já o valor agregado envolve todos os ganhos que um consumidor recebe além do que foi comprado. Essa estratégia pode estar presente, por exemplo, em um bom atendimento, no pós-venda de qualidade ou em uma embalagem diferenciada.

São pontos que impactam positivamente a experiência de compra do cliente, por isso devem ser aplicados a todos os segmentos.

Para te ajudar a entender como utilizar o valor agregado no varejo, reunimos algumas dicas práticas. Confira!

Conheça o perfil e o comportamento do consumidor

O primeiro passo tem a ver com o seu conhecimento sobre o perfil e o comportamento de seus consumidores.

Oferecer o produto certo no lugar certo auxilia o shopper no seu processo de compra, o que gera mais vendas, aumenta o ticket médio e fideliza o cliente. Então, estude seu público e liste ações e incrementos que possam despertar o interesse dele.

Por exemplo, para supermercados que queiram aplicar o valor agregado à categoria de iogurtes, uma dica seria montar packs promocionais com diferentes produtos de uma mesma linha e/ou incluir um brinde. Outra forma mais fácil de incentivar valor agregado é promover segmentos que tragam benefícios diferentes e mais atrativos ao shopper, como atualmente temos em Proteínas, Funcionais e Zero Lactose, por meio de aumento de espaço, execução exemplar e ações por meio de ferramentas como o CRM.

Todas as categorias possuem segmentos/marcas que entregam valor agregado a partir de diferenciais de produto — e isso abre a oportunidade para trazer incremento de rentabilidade e margem para o varejista. Diferenciar seu sortimento e ter a clareza de como executá-lo pode trazer ganhos até então não mapeados e surpreender o resultado positivamente.

Ainda sobre a categoria de iogurtes, você pode conhecer mais sobre os comportamentos e hábitos do shopper acessando o nosso Tool Kit PDV, que reúne dicas de como explorar de forma estratégica as oportunidades presentes no seu ponto de venda.

Atendimento de excelência

Um relacionamento transparente, rápido e conclusivo certamente agrega valor a qualquer produto ou serviço. No varejo alimentício, não é diferente.

Por mais que o shopper tenha autonomia para realizar todo o processo de compra na loja sem necessariamente ser atendido por alguém, é importante que, quando esse serviço for acionado, a experiência do consumidor seja a melhor possível.

Sendo assim, treine sua equipe para oferecer um atendimento de excelência, dos repositores aos caixas. Dessa maneira, o supermercado terá no serviço um valor agregado, ação que certamente irá trazer impactos positivos nas vendas de forma geral.

Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre varejo, confira em nosso blog o PICOS Danone, um modelo que ajudará a impulsionar as categorias de atuação Danone em seu PDV.

Fonte: Serasa Experian